Publicidade

Petrobras inaugura nova tecnologia em plataforma do pré-sal

Companhia inicia plano de redução de 32% dos gases de efeito estufa até 2025

Petrobras inaugura nova tecnologia em plataforma do pré-sal
plataforma de petróleo
Publicidade

Após 10 anos de estudos e 3 meses de obras, a Petrobras começou a produzir petróleo e gás natural com menos gases de efeito estufa. A tecnologia é inédita no mundo. Consegue separar, ainda no leito marinho, o dióxido de carbono -- CO2--, que é reinjetado na jazida. Dessa forma, a plataforma se torna mais eficiente em armazenamento, porque estoca apenas a matéria-prima "limpa".

A unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência, chamada de FPSO, tem capacidade para até 180 mil barris de petróleo e 12 milhões de m3 de gás natural. Pesa 102.443 toneladas, 172 metros de altura e 332 metros de comprimento. Tem capacidade de gerar 100 megawatts, suficiente para abastecer uma cidade de 330 mil habitantes.  

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A plataforma está instalada a 150 km da costa do Rio de Janeiro, onde foi conectada a 6 poços a quase 2 mil metros de profundidade no Campo de Mero, que faz parte da região de pré-sal na Bacia de Santos. A previsão é de que a unidade atinja a produtividade máxima até o fim do ano, quando será responsável por 6% da produção nacional. 

O Campo de Mero é operado pela Petrobras (38,6%), em parceria com a Shell Brasil (19,3%), TotalEnergies (19,3%), CNPC (9,65%), CNOOC Petroleum Brasil Ltda (9,65%) e Pré-Sal Petróleo S.A (3,5%) como representante da União.

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

portalnews
sbtnews
brasil
petrobras
petróleo
gás
efeito estufa
combustível
sustentabilidade

Últimas notícias

Brasil segue sem embaixador em Israel após quatro meses e com ataques no Líbano

Brasil segue sem embaixador em Israel após quatro meses e com ataques no Líbano

Falta de representação fragiliza relação entre países em meio a possível "guerra total" e análise de repatriação
Quem é Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah que Israel afirma ter matado

Quem é Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah que Israel afirma ter matado

Militares israelenses confirmaram a morte de Nasrallah após bombardeiros em Beirute, nesta sexta-feira (27); grupo extremista ainda não se pronunciou
Líder do Hezbollah morre em ataque a Beirute, afirmam militares de Israel

Líder do Hezbollah morre em ataque a Beirute, afirmam militares de Israel

Grupo libanês, aliado ao Hamas, ainda não confirmou a morte de Hassan Nasrallah
CONTEXTUALIZANDO: Entenda a mudança no Código Penal que cria pena própria para casos de feminicídio

CONTEXTUALIZANDO: Entenda a mudança no Código Penal que cria pena própria para casos de feminicídio

Confira a verificação realizada pelos jornalistas integrantes do Projeto Comprova
Quina acumula e prêmio sobe para R$ 10 milhões

Quina acumula e prêmio sobe para R$ 10 milhões

Próximo concurso será realizado no sábado (28)
Lotomania: confira os números sorteados

Lotomania: confira os números sorteados

Ninguém acerta as 20 dezenas e prêmio chega a R$ 1,7 milhão
Seca de rios beneficia caça e pesca ilegais na Amazônia

Seca de rios beneficia caça e pesca ilegais na Amazônia

Com a falta de água, animais ficam mais visíveis e expostos
Polêmica racial marca nova adaptação de "O Morro dos Ventos Uivantes"

Polêmica racial marca nova adaptação de "O Morro dos Ventos Uivantes"

Escolha de Margot Robbie e Jacob Elordi como protagonistas gera debate sobre representatividade
Israel faz maior ataque contra Beirute dos últimos anos

Israel faz maior ataque contra Beirute dos últimos anos

Segundo Tel Aviv, centro de controle do Hezbollah funcionava no prédio atingido. Mais de 700 mortes foram registradas no Líbano só nesta semana
Torcida do Atlético de Madrid organiza campanha racista contra Vinicius Jr.

Torcida do Atlético de Madrid organiza campanha racista contra Vinicius Jr.

Torcedores do Atlético planejam usar máscaras no clássico para proferir insultos. Nas redes sociais, há mensagens racistas e ofensivas direcionadas a ele
Publicidade
Publicidade