Confiança empresarial registra alta de 2,7 pontos em abril, diz FGV
Índice foi influenciado principalmente pelo setor de serviços e construção
O Índice de Confiança Empresarial (ICE), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou alta de 2,7 pontos em abril, atingindo 94,5 pontos. O número representa a segunda alta consecutiva do indicador e o maior calculado desde novembro do ano passado (96,4 pontos).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a FGV, a alta da confiança empresarial foi determinada por uma melhora tanto das avaliações sobre a situação atual quanto das expectativas em relação aos meses seguintes. O Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) subiu 3,6 pontos, para 95,7 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-E) aumentou de 2,0 pontos, para 94,4 pontos.
Entre os setores que integram o ICE, apenas a confiança do comércio teve queda entre março e abril: -0,9 ponto. Por outro lado, a construção teve a maior alta (4,8 pontos) e atingiu o maior patamar entre os quatro setores: 97,7 pontos. Os serviços subiram 4 pontos e chegaram a 96,2 pontos, e a confiança da indústria cresceu 2,4 pontos e atingiu 97,4 pontos.
+ Prévia do PIB sobe 0,34% em fevereiro, aponta Banco Central
"Assim como no mês anterior, o Setor de Serviços exerceu a maior contribuição para a alta, com destaque para os Prestados às Famílias, um sinal de normalização da economia num contexto pós-pandemia. O outro destaque para o aumento é liberação de recursos do FGTS e antecipação do 13º de aposentados e pensionistas" avalia Aloisio Campelo Jr., Superintendente de Estatísticas do FGV.