Alta no preço dos chocolates reduz a expectativa de faturamento na Páscoa
Ovos de chocolate viraram itens de luxo nos supermercados brasileiros
A alta no preço dos chocolates reduziu a expectativa de faturamento com a venda de ovos de Páscoa. Para o consumidor, a receita é antiga: pesquisar para conseguir preços melhores. Ainda assim, a Páscoa ficou mais modesta.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ovo de chocolate virou artigo de luxo. Nos supermercados gaúchos, o valor subiu, em média, 15%. A alta acompanha a inflação. Em 12 meses, a variação no preço dos chocolates foi de 10,91%, segundo o IBGE.
Quando a inflação está alta, as empresas remarcam os preços dos produtos, e é nesse momento que o consumidor pode levar vantagem.
"Essa remarcação de preços ela não é coordenada entre todas as empresas. Isto é, sempre tem alguém que fica pra trás, então vale a pena pesquisar", afirma Patrícia Palermo, economista da Fecomercio-SP.
Com os preços lá em cima, o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo projetou uma queda de 6,7% na intenção de compra. Com isso, muitos comerciantes precisaram mudar a estratégia para tentar virar o jogo. Em uma loja visitada pelo SBT, quem compra mais, paga menos. Cinco ovos saem por R$ 50,00.
Em uma outra, a aposta foi em itens mais baratos, vendidos em kits. "Nós tivemos esse ano produtos de R$ 5,00 também. Então a gente percebeu que elas compraram vários itens em maior quantidade pra pode fazer o ninho dos filhos", conta a empresária Herbele Rossato.
Leia também: