Publicidade
Economia

INSS volta a agendar atendimento presencial da aposentadoria

Serviço poderá ser solicitado através do aplicativo ou pela central telefônica da entidade

Imagem da noticia INSS volta a agendar atendimento presencial da aposentadoria
Agências devem iniciar atendimentos presenciais agendados em abril | Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) volta, a partir desta 2ª feira (14.mar), a agendar os atendimentos presenciais para que os segurados possam fazer o pedido de aposentadoria, pensão e demais benefícios. A medida, informada no início do mês, faz parte do plano de reabertura das agências da Previdência, fechadas para o público desde março de 2020 devido à pandemia de covid-19.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Agora, além das atividades presenciais que já estavam sendo realizadas, como perícias médicas, os segurados terão acesso nas agências a todos os serviços que já são oferecidos por meio digital. Os agendamentos podem ser feito por meio do aplicativo ou site Meu ISS ou por telefone, na Central 135. A reabertura das agências, no entanto, será escalonada e deve começar a partir de abril.

Já o atendimento sem agendamento, conhecido também como espontâneo, está reservado apenas para esclarecimento de dúvidas e agendamento de serviços. Ou seja, ele será disponibilizado para aquelas pessoas que não conseguiram acessar os serviços digitais do INSS, por falta de internet ou telefone. Para acessar esse serviço, o usuário deverá apresentar documento de identidade com foto ou a certidão de nascimento.

O INSS lembra que as agências poderão, mediante agendamento prévio, emitir extratos de empréstimo consignado; de pagamento de benefício/histórico de crédito (HISCRE) que comprova a renda do seu benefício; extrato de Imposto de Renda (IR); extrato Previdenciário; Carta de Concessão do Benefício, que informa a forma de cálculo do valor do seu benefício; e declaração de beneficiário do INSS. 

+ Em 2021, verba de combate à covid foi reduzida em R$ 402,6 bilhões

Também poderão ser agendados os casos classificados como de "Atendimento Simplificado", de baixa complexidade, e "Atendimento Específico", de alta complexidade, conforme anunciado anteriormente.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade