60% dos brasileiros ouvidos em pesquisa estão atrás de "bicos"
Trabalhos informais são procurados por quem precisa de uma renda complementar
SBT News
As festas de fim de ano estão se aproximando e, com elas, surge também a preocupação com o aumento dos gastos. Para complementar a renda e conseguir comprar mais presentes, seis em cada dez brasileiros, ouvidos em uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), revelaram que estão atrás de trabalhos informais, os populares "bicos".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O percentual é maior que o divulgado em 2020 52%. O estudo feito em outubro, nas 27 capitais do país, revela ainda que as mulheres são as mais interessadas na atividade extra (64%), bem como pessoas das classes C E e E (68%).
Apesar do dinheiro a mais, quem estiver com o orçamento apertado precisa ter cautela pra evitar gastos sem planejamento, como orienta o especialista Daniel Sakamotom gerente-executivo da CNDL.
"Essa renda extra de final de ano é importante, primeiro, pra pagamento de dívidas. essa deve ser a prioridade. Em segundo lugar é preciso fazer uma reserva financeira pra situações de emergência ou para aqueles gastos de começo de ano, que a gente sabe que são gastos recorrentes, como IPTU, IPVA, matrícula, material escolar, etc".