Exportações da carne bovina brasileira registram queda de 43%
Queda é reflexo de embargo instituído em setembro pela China ao produto
As exportações da carne bovina brasileira registraram queda de 43% em outubro em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo). A diminuição é reflexo de um embargo instituído em setembro pela China ao produto.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O lucro obtido com a vendas da commodity também diminuiu. O faturamento da exportação teve queda de 31%, chegando a US$ 541,6 milhões (quase R$ 3 bilhões) em outubro.
A China, por sua vez, suspendeu as compras da carne brasileira após dois casos da doença "vaca louca" serem confirmados nos estados de Minas Gerais e Mato Grosso. O país asiático manteve o veto mesmo após a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) afirmar que a enfermidade não representavam risco para a agropecuária nacional.
De acordo com a Abrafrigo, houve apenas uma exportação residual para a China durante o mês de outubro. Das 27,7 mil toneladas de carne vermelha que abasteceram o mercado chinês, 19,4 mil toneladas entraram por meio de Hong Kong. A nível de comparação, em setembro, 132,4 mil toneladas haviam chegado ao país.