Fintechs devem ter centrais de relacionamentos iguais às de bancos
Resolução que exige que bancos digitais tenham centrais de atendimento foi aprovada pelo Banco Central
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O Banco Central (BC) aprovou resolução para que os consórcios e as instituições de pagamento -- categoria que abrange fintechs (startups financeiras) e bancos digitais -- adotem políticas de relacionamento com clientes assim como às dos bancos tradicionais. A medida, que institui a exigência, foi aprovada na 5ª feira (14.out).
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A partir de 1º de outubro de 2022, todas as instituições financeiras reguladas pelo BC deverão oferecer canais como centrais de atendimento e ouvidorias, que recebem reclamações de clientes e usuários e respondem a dúvidas. Em nota, a autoriade monetária diz que o objetivo da nova exigência é aumentar a credibilidade do sistema financeiro.
"A política de relacionamento deverá nortear a condução das atividades das instituições em conformidade com os princípios de ética, responsabilidade, transparência e diligência, propiciando a convergência de interesses e a consolidação de imagem institucional de credibilidade, segurança e competência", destaca o comunicado.
O banco informou ainda que a regulamentação padroniza as normas de relacionamento entre as instituições financeiras e os usuários. "Com essa regulamentação, todas as instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central passam a ser sujeitas às mesmas exigências relativas ao relacionamento com clientes e usuários. Busca-se com isso, aprimorar essa relação, alinhando os interesses das instituições aos de seus clientes", adverte o BC.