No Rio, 84% dos consumidores vão ao mercado apenas uma vez por mês
Dado consta em pesquisa da Asserj; pandemia e tentativa de economizar estão entre os motivos
Principalmente devido à pandemia, 84% dos consumidores na capital fluminense vão às compras em mercado apenas um vez por mês, segundo uma pesquisa divulgada nesta 2ª feira (26 abr.) pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj). O levantamento ouviu 1,3 mil pessoas, entre os dias 22 e 25 de abril, nas zonas norte e oeste do município.
Outros 10% disseram ir às compras duas vezes ao mês, enquanto os 6% restantes afirmaram fazer semanalmente. Segundo Fábio Queiróz, presidente da Asserj, "o consumidor que comprava aos poucos, ao longo do mês, mudou os hábitos e passou a concentrar tudo num único dia". "Além da pandemia, muitos clientes buscam economia com essa medida", completa.
+ Indústria volta a crescer após três meses de queda
O levantamento mostra ainda que, agora, 60% dos clientes fazem as compras sozinhos, 36% vão com um acompanhante e 4% levam mais de três pessoas. "Sai a imagem da família inteira no mercado e entra a figura de um único cliente comprando para várias pessoas", afirma Fábio.
Outro dado aponta que, apesar do crescimento dos serviços de vendas online e delivery, 96% dos entrevistados preferem fazer as compras presencialmente. Aqueles que preferem comprar pelos canais digitais representam 4% do total. Em relação aos protocolos de segurança adotados pelos supermercados contra o novo coronavírus, 88% disseram sentir-se seguros nos estabelecimentos.