Publicidade
Jornalismo

Covid-19: São Paulo identifica 85 novos casos da variante ômicron

Capital paulista confirmou transmissão comunitária da cepa no mês passado

Imagem da noticia Covid-19: São Paulo identifica 85 novos casos da variante ômicron
Profissional manuseia instrumentos em laboratório (Reprodução/Unsplash)
• Atualizado em
Publicidade

Mais 85 casos de infecção pela variante ômicron do novo coronavírus foram identificados na capital paulista, nesta 3ª feira (11.jan), segundo anúncio feito pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). São Paulo, que confirmou transmissão comunitária da cepa no mês passado, soma agora 154 casos dela.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A descoberta das novas infecções foi feita pelo Instituto Butantan, por meio da análise de 105 amostras coletadas de pessoas com covid, dentre as quais 20 (19,4%) deram positivo para a variante delta -- identificada originalmente na Índia -- e 80,95% para a ômicron.

Semanalmente, diz a prefeitura, cerca de 300 amostras de testes do tipo RT-PCR positivas para covid são analisadas pelo Butantan, para que, em parceria com a prefeitura, seja feita a vigilância genômica na capital.

A SMS afirma ainda que "tem intensificado as ações de monitoramento e disponibilizado a realização de testes rápidos [do método antígeno] em suas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), Prontos Atendimentos (PAs), prontos-socorros (PSs) e nas 469 Unidades Básicas de Saúde (SMS), no setor de triagem, para identificar os casos positivos de covid-19". Os testes são realizados por pacientes com sintomas gripais.

As medidas recomendadas pelas autoridades de saúde para evitar o contágio pela ômicron são as mesmas das outras variantes, por exemplo, o uso de máscara e de álcool em gel, e levar as mãos após contato com secreções respiratórias. Nesta 3ª feira, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a cepa já é prevalente no Brasil.

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade