Publicidade
Congresso

Deputado coleta assinaturas para instalação da CPI da Petrobras na Câmara

Requerimento para abertura da comissão precisa de 171 assinaturas para começar a tramitar oficialmente

Imagem da noticia Deputado coleta assinaturas para instalação da CPI da Petrobras na Câmara
O líder do PL na Câmara, deputado Altineu Côrtes | Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
• Atualizado em
Publicidade

O líder do PL na Câmara, deputado Altineu Côrtes (RJ), deu início à coleta de assinaturas para o requerimento de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Petrobras. São necessárias 171 assinaturas para que o documento comece a tramitar oficialmente na Casa e, até 14h desta 3ª feira (21.jun), contava com 89. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Ao SBT News, o parlamentar defendeu a instalação da CPI. "A gente apoia a CPI para poder fiscalizar essa formação do preço da Petrobras, já que a Petrobras exporta uma quantidade enorme de petróleo diariamente e importa uma quantidade muito menor. Então, os argumentos da Petrobras não se sustentam. E também para investigar as pessoas, os CPFs que estão envolvidos na compra de petróleo e na importação da Petrobras, na exportação da Petrobras, isso sempre foi uma caixa preta", disse na 2ª feira (20.jun). 

No requerimento, o deputado justifica que:

O país assiste estupefato à escalada sem precedentes dos preços dos combustíveis e produtos relacionados, o que tem impacto direto sobre a inflação, e, naturalmente, gera prejuízos à população. Paralelamente, observa-se o aumento expressivo dos resultados da principal empresa atuante neste mercado, qual seja, a Petróleo Brasileiro S.A. - PETROBRAS, incluindo o aumento das margens de lucro e da distribuição de proventos aos investidores. 

A abertura da CPI da Petrobras foi defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) na última semana e, na 2ª feira (20.jun), voltou a falar sobre o assunto. "Eu estou acertando uma CPI na Petrobras. 'Ah, você que indicou o presidente'. Sim, mas quero CPI, ué, por que não? Investiga o cara, pô. Se não der em nada, tudo bem. Mas os preços da Petrobras são um abuso", disse o presidente em conversa com apoiadores. 

Além de Bolsonaro, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), também tem criticado a estatal. Em coletiva de imprensa na 2ª, após reunião com líderes partidários, o parlamentar falou sobre o requerimento do deputado Altineu Côrtes. "Os partidos estão cada um com seu convencimento para dar respaldo ou não a esse pedido", completou. 

A criação da CPI não é bem aceita por todos os congressistas. A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada Gleisi Hoffmann (PR), declarou que o partido é contra a comissão. E que deputados da sigla votarão contra a eventual abertura da CPI.

"É uma cortina de fumaça, querem criar uma narrativa para vencer a eleição. Uma CPI para investigar a política dolarizada que eles mesmo implantaram?", indagou a petista.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade