Associação de ortopedistas reclama de piada de senador na CPI
Em tom de piada, Otto Alencar disse que ser especialista na área não o fazia ser médico

SBT News
Uma piada dita pelo senador Otto Alencar (PSD-BA) durante a primeira sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 causou desconforto para a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Nesta 3ª feira (27.abr), ao ser questionado pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF) se, como médico, ele não gostaria de ver procedimentos do SUS digitalizados, Alencar rebateu:
"Senador, eu sou ortopedista, não sou médico.
"Sua declaração foi desrespeitosa para com seus pares, feriu os valores fundamentais que nortearam a criação da SBOT, há quase 100 anos ? a valorização e o respeito profissional ? e, mais ainda, colocou em dúvida nossa legitimidade profissional diante dos nossos pacientes", disse em nota a associação.
A entidade diz que, apesar de entender que a declaração do senador não se deu por má fé, é necessário que ele dê mais explicações sobre a piada.
"Certamente não houve de sua parte a intenção deliberada de menosprezar a Ortopedia e Traumatologia brasileira e, sendo o excelentíssimo senador um homem integro e comprometido com o exercício da boa medicina, temos convicção de que saberá posicionar-se adequadamente diante dos ortopedistas e da sociedade brasileira em momento oportuno."
Além disso, a SBOT afirmou também que a fala de Otto Alencar se dá em um momento que a categoria sofre sérias dificuldades por conta da pandemia.