Vídeo: Corpus Christi é celebrado com tapetes coloridos por todo o país
Milhares de católicos trabalharam voluntariamente para cobrir ruas e avenidas de suas cidades
Mayra Leal
Católicos de todo o país se reuniram nesta quinta-feira (30) para a celebração de Corpus Christi.
Milhares de fiéis trabalharam desde a madrugada para cobrir ruas e avenidas com os tradicionais tapetes coloridos. As artes, feitas com serragem, areia, sal e outros materiais, são uma tradição passada entre gerações.
Emoção e tradição nas vozes dos fiéis
Maria Vitória, de Belo Horizonte, compartilhou sua alegria em entrevista ao SBT Brasil: "Estou muito feliz de estar aqui ajudando".
Na cidade de Capanema, no Pará, os trabalhos começaram na madrugada. Manuela Acácio, voluntária no local, relatou: "Tem grupos aqui, grupos ali, e nisso a galera vai se ajudando. Quando cansa, troca".
Em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, o maior tapete de sal da América Latina reuniu milhares de fiéis. Sandra de Góes, devota, afirmou: "Gosto de ver a criatividade das pessoas, o trabalho que as pessoas têm, chegam aqui de madrugada".
O que é a celebração?
A festa de Corpus Christi celebra o corpo e sangue de Jesus, representado pelo sacramento da eucaristia, e relembra a trajetória de Cristo na Terra.
"[São] temas que recordam os elementos da nossa fé e que expressam que aquele que está passando nas mãos do sacerdote não é apenas um pão, mas é o nosso Senhor Jesus Cristo", disse o padre João Paulo, reitor da Igreja das Mercês, em Belém.
A fé é demonstrada de norte a sul, em capitais, no interior e até na capital federal. Francisca saiu de Brasília um dia antes do feriado para participar da celebração no Santuário de Aparecida, em São Paulo: "Todo ano a gente faz essa excursão para cá. Já vou fazer 82 anos e não quero deixar de vir tão cedo".