Um em cada cinco brasileiros é caçador de descontos, aponta pesquisa
Mulher lidera o perfil de consumidores que buscam promoções e estratégias para economizar
Eduardo Pinzon
Você se considera um caçador de descontos? No Brasil, um em cada cinco brasileiros já entram nas lojas com o objetivo de garantir o melhor preço, é o que mostra o levantamento da Serasa Experian divulgado nesta segunda-feira (15). Segundo a pesquisa, as mulheres lideram esse perfil e 84,1% têm renda de até R$ 4 mil por mês.
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Esse comportamento ganhou um nome: caçadores de desconto. Eles não se limitam a procurar apenas o menor preço. Comparar marcas, trocar informações com amigos e aproveitar datas promocionais também fazem parte da estratégia.
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De acordo com o levantamento, 55,2% dos caçadores de desconto são mulheres, e entre 34 e 48 anos, quase metade dos brasileiros adotam essas práticas para gastar menos.
Compras online
Ainda de acordo com o estudo, 84,1% têm renda de até R$ 4 mil por mês, e 78,2% compram pela internet. Lucas Mathias, gerente de marketing da Serasa Experian, destaca que os consumidores estão cada vez mais atentos às ferramentas digitais:
“Uma das maiores estratégias é a busca de cupons, descontos, dicas de onde comprar por meio de micro influenciadores em redes sociais — aqueles que são especializados em divulgar promoções e até ações de brindes.”
Perfil e limites de gasto
A pesquisa ainda revela que metade dos caçadores de desconto pertence à classe C, com limite de gasto mensal de até R$ 1 mil. A economia deixou de ser apenas uma necessidade e se tornou uma estratégia para fazer o salário render mais.
Lucas Mathias acrescenta que, entre públicos mais jovens, a busca por descontos existe, mas em menor escala:
“O público mais maduro busca com mais frequência, enquanto os mais jovens também procuram, mas talvez por questões economicamente ativas, menos intensamente", conclui o especialista.