Polícia de SP identifica carro equipado com tecnologia para aplicar golpes bancários
Motorista confessou o crime e foi preso. Quatro golpes desse e outros tipos são registrados por minuto no Brasil
SBT Brasil
Um carro equipado com tecnologia para aplicar golpes bancários foi identificado em São Paulo pela Polícia Militar. O motorista foi preso. Cerca de quatro golpes desse e outros tipos são aplicados no Brasil, segundo dados do Anuário de Segurança Pública.
Com um notebook e antenas, o veículo circulava em bairros nobres da capital para derrubar o sinal dos celulares das pessoas próximas.
Após isso, uma mensagem de SMS era enviada, e algumas dessas pessoas clicavam nos links, preenchiam dados pessoais e bancários e, em seguida, viam o dinheiro de suas contas desaparecer.
Os criminosos usavam os dados, incluindo as senhas bancárias, para acessar investimentos financeiros. Segundo a polícia, eles transferiam o dinheiro para contas de "laranjas".
Questionado, o motorista confessou que usava os equipamentos para aplicar golpes invadindo os celulares das vítimas por meio das mensagens de texto. Everton Nascimento de Oliveira, de 22 anos, disse que recebia R$ 1 mil por semana dos criminosos apenas para dirigir o veículo.
4 golpes por minuto
Em 2023, houve quase 2 milhões de casos de estelionato no Brasil. Esse golpe caracteriza o uso de fraude para obter vantagem ilícita, dando prejuízo a outras pessoas.
Os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados na semana passada, contabilizam exatos 1.965.353 de golpes de variados tipos. São 5.385 estelionatos por dia, 224 por hora, quase quatro por minuto.