Outubro começa com chegada da 8ª onda de calor no Brasil; veja previsão para o mês
Temperaturas devem voltar a cair no fim de semana, com a passagem de uma nova frente fria
O mês de outubro chegará acompanhado de uma nova onda de calor – a oitava a atingir o Brasil este ano. Segundo o Climatempo, a tendência é que as temperaturas voltem a aumentar significativamente em parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste já na terça-feira (1º). O tempo seco também deverá comprometer a qualidade do ar.
A previsão é que os termômetros, especialmente no Centro-Oeste, no interior de SP, no Tocantins e interior do Nordeste, fiquem cerca de 3 a 5ºC acima da média, com máximas podendo chegar a 39ºC. Em Cuiabá, em Mato Grosso, e na cidade de Corumbá, no oeste de Mato Grosso do Sul, a expectativa é que as temperaturas atinjam até 42°C.
O calor irá durar até quarta-feira (2), quando chegará uma nova frente fria no país. A partir de quinta-feira (3), as temperaturas devem voltar a diminuir, sobretudo no Sul e em parte do Sudeste. Em outras áreas, no entanto, o tempo continuará quente, com os termômetros acima da média. É o caso de Minas Gerais, Goiás e parte do Mato Grosso.
Previsão para o mês
No geral, o mês de outubro deve registrar temperaturas acima da média em grande parte do Brasil, devido à redução das chuvas. Com isso, há a possibilidade de ocorrência de alguns dias de calor em excesso, principalmente em áreas do Mato Grosso, oeste da Bahia, Piauí, Maranhão, onde as temperaturas médias poderão ultrapassar os 28ºC.
Em algumas localidades do leste de Pernambuco, Rio Grande do Norte, sudeste do Amazonas, sudoeste de São Paulo, sudeste do Paraná e centro de Santa Catarina, são previstas temperaturas próximas à média. Já no Rio Grande do Sul e áreas pontuais de Santa Catarina e Paraná, são previstos valores abaixo da média.
+ Chuva e ventos de até 60 km/h: quatro estados recebem alerta de tempestade
Em relação às chuvas, a região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais devem voltar a registrar o fenômeno na segunda quinzena do mês. Já em grande parte do Nordeste, norte de Minas Gerais e de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará, são previstas chuvas próximas e abaixo da média climatológica.