FAB transporta três recém-nascidos e dois adultos em UTI Aérea no RS
Segundo a Força Aérea Brasileira, foi a maior operação de Evacuação Aeromédica em apoio à população atingida pelas enchentes
Três recém-nascidos e dois adultos em estado grave foram removidos do Hospital da Universidade Federal da cidade de Rio Grande (RS) para Canoas (RS), no domingo (20), em uma operação classificada como "complexa" pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. A mudança foi necessária porque as capacidades do hospital estavam comprometidas devido a enchentes.
+ Ministério da Saúde envia kits emergenciais para atender 195 mil pessoas no RS
Segundo a Força Aérea Brasileira, que fez o transporte aéreo, foi a maior operação de Evacuação Aeromédica (EVAM) até o momento efetuada pela FAB em apoio à população atingida pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A aeronave utilizada foi um C-105 Amazonas que pertence ao chamado Esquadrão Onça, configurada como uma UTI Aérea.
A Secom da Presidência explica que mais de 50 profissionais participaram da operação, entre integrantes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e FAB.
+ Lula diz que recuperação do RS é possibilidade de fazer economia do Brasil "crescer ainda mais"
Ainda de acordo com a Secom, "os pacientes foram transportados em segurança até a Base Aérea de Canoas (Baco)". Do local, foram levados a unidades de saúde de referência da região.
O capitão médico Vinicius Guimarães Tinoco Ayres, da FAB, ressalta que a cidade de Rio Grande está alagada e o Hospital da Universidade Federal encontra-se comprometido. "Então, a evacuação, principalmente das crianças, tinha que ser imediata. E devido à estrutura das estradas e à gravidade da saúde delas, a melhor opção era o transporte aéreo", acrescenta.
A FAB vem atuando desde o dia 30 abril no resgate de pessoas e transporte de ajuda humanitária em apoio aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.