Psicanalista ressalta quais são os sinais de abuso infantil e a importância de detectá-los
Conversa para explicar os limites com o próprio corpo é um dos principais passos e pode ser facilitada com músicas e desenhos
Danúbia Braga
Os casos de abuso sexual infantil crescem anualmente no Brasil. Segundo dados da Fundação Abrinq, mais de 125 crianças e adolescentes são vítimas de violência sexual diariamente no país. Por isso, especialistas ressaltam a importância de detectar os sinais de abuso nesta faixa etária e educar as crianças sobre o tema.
Fabiana Guntovitch, psicanalista, explica que entre os sinais para se atentar, está o comportamento da criança. A vítima pode ficar introvertida e angustiada, aparentemente de forma repentina, ou com medo de uma pessoa específica, com quem ela se relacionava normalmente antes. Também é importante que exista um ambiente acolhedor e seguro para a vítima.
Ela ressalta que a conversa sobre o tema deve ser feita desde cedo, e de forma contínua. Para ajudar nessa conscientização, a musicista Elisa Gatti fez canções que explicam para os pequenos que “Carinho não pode ser segredo”, como mostra o nome de uma das músicas. Nela, Elisa diz para as crianças que algumas partes do corpo merecem ainda mais cuidado, e que ninguém deve ser tocado sem o consentimento.