Publicidade
Brasil

Brasil adota cultura oceânica no currículo escolar

País é o primeiro a integrar o estudo dos oceanos nas escolas com apoio da Unesco e foco na sustentabilidade

Imagem da noticia Brasil adota cultura oceânica no currículo escolar
Mergulhador na costa brasileira (Divulgação/MCTI)
Publicidade

O Ministério da Ciência e Tecnologia deve oficializar, nesta quarta-feira (9), a inclusão da cultura oceânica no currículo escolar brasileiro, tornando o país o primeiro do mundo a assumir esse compromisso de forma estruturada e reconhecido pela Unesco como líder global em educação para a sustentabilidade e ação climática. A proposta promove a integração do tema com áreas estratégicas como meio ambiente, mudanças climáticas, saúde e economia.

Dessa forma, as diretrizes da Década da Ciência Oceânica (2021-2030), uma iniciativa global proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que têm como objetivo mobilizar esforços para tentar reverter o declínio da saúde dos oceanos, conscientizando a população mundial sobre a importância dos oceanos e incentivando ações concretas que favoreçam a sustentabilidade ganham reforços. No Brasil, liderado pelo ministério em parceria com a UNESCO, o projeto avança com medidas como combate à poluição, recuperação de ecossistemas e fortalecimento do conhecimento científico, consolidando os oceanos como peça-chave para um futuro sustentável.

+ Nível do mar mais que dobrou em três décadas e sobe além do previsto em 2024, alerta NASA

A pasta ainda reforça a importância dos oceanos como reguladores do clima, essenciais para o equilíbrio ambiental e a preservação da vida no planeta. Além disso, o conhecimento sobre os mares promove a inovação em tecnologias avançadas, impulsiona a pesquisa científica e fortalece setores econômicos ligados aos recursos marítimos. Ao destacar o papel vital dos oceanos, a iniciativa não apenas fomenta a conscientização sobre sua relevância para o desenvolvimento social e econômico, mas também prepara futuras gerações para atuarem como agentes transformadores em prol de um mundo sustentável.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade