Confira funcionamento de bancos no Natal e no Ano Novo
Fique atento para agendar ou antecipar o pagamento de contas, impostos e tributos
SBT News
Com a chegada das festas de final de ano, o expediente bancário será alterado nas próximas duas semanas. Por isso, prepare-se e organize-se para resolver suas tarefas, pendências e agendar suas contas, para não ter multas ou dores de cabeça após a passagem do feriado.
+ Vai chover no Natal? Confira previsão nas capitais brasileiras
- No dia 24 de dezembro, na véspera de Natal, os bancos terão o horário de atendimento ao público reduzido — das 9h às 11h, horário de Brasília.
- No Ano Novo, dia 31, os bancos não abrirão e as compensações bancárias não serão efetivadas.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), apenas o PIX pode ser feito normalmente, porque o sistema funciona 24 horas por dia.
Atenção às datas
- Nos feriados de 25 de dezembro e 1º de janeiro, não haverá expediente bancário, e as instituições financeiras não abrirão para atendimento presencial, assim como as compensações bancárias não serão efetivadas nesses dias.
- Nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro, as agências funcionarão normalmente, assim como no dia 2 de janeiro de 2025.
Contas de água, luz e telefone
As contas de consumo, como as de água, luz e telefone, com vencimento nos dias em que não há compensação bancária, podem ser pagas, sem acréscimo ou multas, no próximo dia útil.
+ Confira as últimas notícias do Brasil
Impostos e tributos
No caso de tributos e impostos, a Febraban sugere que o pagamento seja antecipado ou agendado, pois o pagamento após a data do feriado pode acarretar a incidência de juros e multa.
Para agendar o pagamento, basta ir aos caixas eletrônicos, sites, aplicativos ou pelo atendimento por telefone dos bancos.
+ Saiba o horário de funcionamento dos principais shoppings de SP no Natal e Ano Novo
O que é dia útil nos pagamentos?
Uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) não considera dias úteis, para fins de operações bancárias, os sábados, domingos e feriados de âmbito nacional, e as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais dos municípios, estados e da federação.