Assista: nova plataforma do Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça é lançada nesta quinta (15)
Projeto "visa qualificar o diálogo público sobre desigualdades de gênero e raça no Brasil"; versão atualizada traz dados de 2016 a 2022
Nova plataforma do Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça é lançada na manhã desta quinta-feira (15). Completando 20 anos em 2024, o projeto é iniciativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e Ministério das Mulheres. Assista, a partir das 8h30, no site e canal do SBT News no YouTube.
+ Assista: Anielle Franco diz, ao Perspectivas, que quer mapeamento de povos ciganos no Censo
A versão traz dados atualizados de 2016 a 2022 em "dez dimensões da vida social, desagregados por Unidades da Federação, para subsidiar os debates por melhorias em cada território", segundo o Ipea.
"O objetivo é disponibilizar para toda a sociedade brasileira um conjunto de informações que amplie o conhecimento sobre as desigualdades de gênero e raça que ainda marcam o país. São mais de 300 indicadores produzidos, analisados e disponibilizados pelo Ipea, e mais de 2 mil gráficos para você baixar", explica.
Indicadores e gráficos foram produzidos a partir de informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O seminário Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça – Reconstrução dos Sistemas Públicos de Informação e Transversalização das Políticas Públicas terá participação da presidente do Ipea, Luciana Servo, das ministras Anielle Franco (Igualdade Racial), Cida Gonçalves (Mulheres) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e de Ana Carolina Querino, representante interina da ONU Mulheres para o Brasil.
+ Censo aponta que 90% dos quilombolas sofrem com a falta de saneamento básico adequado
Autoridades de outros órgãos, pesquisadores e especialistas também participam do debate.