Publicidade
Brasil

Fuvest 2024: veja o que já foi tema de redação e dicas para a prova deste domingo

Fase final do vestibular da USP começa neste domingo (17.dez) com português e redação; na 2ª feira (18.dez) será prova com questões de outras disciplinas

Imagem da noticia Fuvest 2024: veja o que já foi tema de redação e dicas para a prova deste domingo
Redação da Fuvest é diferente da do Enem
• Atualizado em
Publicidade

Os candidatos que passaram para a segunda fase do vestibular da Fuvest 2024 vão fazer neste domingo (17.dez) a prova de português e redação. É importante para quem está nessa fase final de seleção para vagas nos cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP) entender que a redação da Fuvest é diferente, por exemplo, da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Enquanto no Enem é preciso apresentar uma proposta de intervenção ao tema que respeite os direitos humanos, na Fuvest a redação deve defender um ponto de vista claro e coeso.

A redação deverá ser uma dissertação de caráter argumentativo na qual se espera que o candidato, ao sustentar um ponto de vista sobre o tema, demonstre capacidade de mobilizar conhecimentos e opiniões; capacidade de argumentar de forma coerente e pertinente; saber articular eficientemente as partes do texto; e expressar-se de modo claro, correto e adequado.

A segunda fase da Fuvest termina na 2ª feira (18.dez) com prova com questões dissertativas de duas a quatro disciplinas, de acordo com o curso escolhido pelo candidato.


Últimos temas de redação da Fuvest

  • 2023: Refugiados ambientais e vulnerabilidade social
  • 2022: As diferentes faces do riso
  • 2021: O mundo contemporâneo está fora de ordem?
  • 2020: O papel da ciência no mundo contemporâneo
  • 2019: A importância do passado para a compreensão do presente
  • 2018: Devem existir limites para a arte?
  • 2017: O homem saiu de sua menoridade?
  • 2016: As utopias: indispensáveis, inúteis ou nocivas?
  • 2015: "Camarotização" da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia
  • 2014: Envelhecimento da população

Cuidado com o português

O Manual do Candidato explica que o candidato deve ter muito cuidado com o uso correto da língua portuguesa. Na hora da correção da redação serão examinados aspectos gramaticais, como ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação, e o emprego adequado e expressivo do vocabulário. O estudante deve evitar o uso de clichês ou frases feitas. 

Além das redações em branco, receberão nota zero textos que desenvolverem tema diverso do que foi solicitado, ou que não atenderem à modalidade discursiva indicada. Serão passíveis de receber nota zero também os textos com extensão claramente abaixo do limite estabelecido nas instruções da prova ou que apresentarem elementos verbais ou visuais não relacionados com o tema da redação.

Também é proibido inserir na prova, de forma proposital, elementos verbais ou visuais com conteúdos totalmente alheios ao escopo das questões ou da redação.

Como é a correção

A correção da redação é feita da seguinte forma: dois avaliadores independentes dão notas de 1 a 5 para o desempenho do candidato em relação a:

  • Coerência dos argumentos e articulação das partes do texto
  • Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo
  • Correção gramatical e adequação vocabular

Quando os pontos atribuídos pelos dois avaliadores a um determinado aspecto divergirem em 1 ponto, valerá a média das duas notas. Se a discrepância entre os dois avaliadores exceder 1 ponto em qualquer dos três aspectos, a redação será objeto de terceira avaliação por banca designada para esse fim. Caberá a essa banca decidir qual das duas notas é a mais adequada ou se cabe atribuir uma terceira nota, diversa das que foram atribuídas. Neste caso, prevalecerá a terceira nota. Os pontos atribuídos a cada aspecto serão multiplicados por 4, 3 e 3, respectivamente, obtendo-se, assim, uma nota ponderada para a redação, que variará entre 10 e 50 pontos.
 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade