Agricultura e pecuária acumulam prejuízo bilionário por causa das chuvas no sul
Perdas também afetam culturas de verão, que podem atrasar
Gabriela Lerina
As chuvas intensas e volumosas ocorridas no Rio Grande do Sul nas últimas semanas trouxeram diversos impactos para a agropecuária. Em alguns pontos do estado, chegou a chover o triplo da média prevista para setembro. De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), com as enchentes no Vale do Taquari, o setor teve um prejuízo total de R$ 1,1 bilhão na agricultura e R$ 81,6 milhões na pecuária.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo levantamento da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), 1.616 produtores rurais tiveram perdas na produção de grãos, sendo 88 na a fruticultura, 2.691 no fumo e 198 na olericultura.
Já na pecuária, as fortes chuvas provocaram a morte de 29.356 animais, entre bovinos de corte e de leite, suínos e aves, além da perda de 370 caixas de abelhas e 35,5 toneladas de peixe. A produção de leite também foi afetada, já que 813 produtores deixaram de coletar 327,3 mil toneladas do líquido.
Além dessas perdas ocorridas por causa das enchentes, o plantio das culturas de verão, como soja e milho, está ficando atrasada.