Eduardo Leite decreta estado de calamidade pública no RS
O número de mortos em decorrência do ciclone subiu para 31 nesta 4ª feira, e já é a maior tragédia natural do RS
SBT News
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), decretou estado de calamidade pública, após o ciclone extratropical que deixou, ao menos, 31 mortos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Anunciei há pouco a decretação de estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul por conta das cheias que já deixam 31 mortos. Estamos mobilizados para resgatar as vítimas e reconstruir tudo que foi destruído pela tempestade.
? Eduardo Leite (@EduardoLeite_) September 6, 2023
+ Ciclone extratropical: número de mortes no Rio Grande do Sul chega a 31; total no Sul é de 32
Defesa Civil, Bombeiros, Forças Armadas continuam mobilizados para resgatar as vítimas das cheias que afetaram mais de 52 mil pessoas, com 1.650 desabrigados e mais de 3 mil desalojados. Com as mortes registradas nesta 4ª, o número total de vítimas chega a 32 no Sul do país, já que Santa Catarina registrou ontem uma morte provocada pelas fortes chuvas.
"Causa imensa dor, já configurando o maior número de mortes de um evento climático no Rio Grande do Sul", declarou nessa 3ª o governador. Nesta 4ª, Leite voltou a falar sobre os efeitos das fortes chuvas. "Lamentamos cada vida perdida e estamos trabalhando para fazer todos os resgates possíveis nas regiões mais atingidas. Milhares de pessoas já foram salvas por nossas equipes", escreveu no X, antigo Twitter.
Os ministros da Comunicação Social, Paulo Pimenta, e de Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, embarcaram por volta das 6 horas da manhã desta 4ª, da base aérea de Brasília, em direção a cidades afetadas pelo ciclone extratropical no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Leite também participa dessas visitas às localidades atingidas. Sessenta e seis municípios sofreram consequências da passagem do ciclone.
Leia também:
+ Lula envia ministros para cidades alagadas no Sul do país
+ Rio Grande do Sul tem novo alerta para temporal; nível dos rios preocupa
+ Bombeiros encontram 15 corpos e número de mortos no RS sobe para 21