Publicidade
Brasil

"O jornalismo precisa ser pago", enfatiza Rosental Calmon Alves

Diretor do Knight Center fala dos desafios de financiamento e sustentabilidade do setor

Imagem da noticia "O jornalismo precisa ser pago", enfatiza Rosental Calmon Alves
Rosental Calmon Alves é professor da Universidade do Texas, e diretor do Knight Center for Journalism in the Americas | Cido Coelho/SBT News
• Atualizado em
Publicidade

O financiamento do jornalismo sem fins lucrativos também foi pauta do 18º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que aconteceu entre os dias 29 de junho e 2 de julho, no campus da ESPM, em São Paulo.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O professor da Universidade do Texas e diretor do Knight Center for Journalism in the Americas, Rosental Calmon Alves, é um dos pioneiros do jornalismo online no Brasil, ao ajudar na criação do portal JB Online, do Jornal do Brasil, em 1995.

Ele falou ao SBT News sobre como que os veículos locais podem viabilizar suas operações e prosperar economicamente, diante do modelo tradicional de negócios, que enfrenta uma grave crise de monetização.

"A única diferença do jornalismo sem fins de lucro, e com jornalismo com fins de lucro, é que o jornalismo com fins de lucro dá dinheiro aos acionistas, o jornalismo sem fins de lucro reinveste dinheiro, em vez de dar [dinheiro] para os acionistas", explica Calmon Alves.

Rosental Calmon Alves é professor da Universidade do Texas, e diretor do Knight Center for Journalism in the Americas | Cido Coelho/SBT News

No Congresso da Abraji, Rosental compartilhou sua experiência como membro do board do Texas Tribune e do fundo America Journalism Project, que tem mais de US$ 100 milhões, voltados para investimentos de apoio em startups de jornalismo local, nos Estados Unidos.

"O jornalismo deixou de ser uma atividade tão lucrativa, como foi durante o século XX, como foi durante a segunda metade do século XIX, que era um grande negócio. Nos Estados Unidos, o jornalismo, os jornais em particular eram eh dos negócios que mais davam lucro, até que chegou a internet, a web, que teve uma força de disrupção, que destruiu o modelo de negócio", argumenta Rosental. 

Para o professor, a internet destruiu o modelo de financiamento do jornalismo, que era baseado principalmente na publicidade. No entanto, organizações nativas digitais com ou sem fins monetários traz oportunidades para inovação e novos desafios para monetizar a sustentabilidade do jornalismo.

Assista à entrevista completa:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade