Pesquisa aponta sotaque mineiro como mais charmoso do Brasil
Maneira cantada de conversar e mania constante de recorrer aos diminutivos marcam pronúncia
Camila Stucaluc
Além do café quentinho, fogão a lenha e viola sertaneja, o estado de Minas Gerais conta com um novo item para a lista de elementos característicos: o sotaque mais charmoso do Brasil. É o que aponta uma pesquisa realizada pela plataforma de idiomas Preply, que consultou 700 brasileiros de todas as regiões do país.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo os entrevistados, a maneira "cantada" como os mineiros costumam pronunciar as palavras e a mania constante de recorrer aos diminutivos ("perto" se torna "pertim" e "café", "cafezim") tendem a ser vistas como jeitos simpáticos e carinhosos de conversar. Para eles, isso torna o sotaque mineiro o mais sexy entre os estados.
O mesmo acontece com o sotaque baiano, dono do segundo lugar no ranking dos mais charmosos. A pesquisa aponta que, assim como o jeito mineiro, a melodia e ritmo marcantes do jeito baiano de conversar mostram as variações mais cativantes do português brasileiro.
+ Pão de queijo é considerado 3º melhor quitute de café da manhã do mundo
Já quando o assunto são os sotaques mais marcantes, o fluminense, cuja marca são os "chiados" e as vogais mais abertas, lidera o ranking de pronúncias inconfundíveis. O pódio é dividido com o sotaque gaúcho (geralmente acompanhadas do pronome "tu" em vez de "você") e paulista (que conta com uma pronúncia "puxada").