Publicidade
Brasil

Câmeras de segurança registraram tremores de terra em SP; assista

Terremoto com magnitude 4 teve 100 km de raio alcance, diz USP

Imagem da noticia Câmeras de segurança registraram tremores de terra em SP; assista
SBT News
• Atualizado em
Publicidade

O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) informou na manhã desta 6ª feira (16.jun) que o tremor de terra com magnitude 4 na escala Richter teve como epicentro entre as cidades de Miracatu (25 km), Iguape (28 km) e Itariri (32 km), em uma área considerada pouco habitada.

+ São Paulo registra terremoto com magnitude 4
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo os cientistas da USP, moradores de São Paulo, Sorocaba e outras cidades no raio de mais de 100 km relataram sentir os tremores de terra. A nota informa que tremores deste tipo são comuns no país. 

"Tremores de terra desta magnitude não são raros no Brasil. Em média, duas vezes por ano ocorrem magnitudes acima de 4 em algum lugar do Brasil", relata a nota da USP.

Além disso, o Centro de Sismologia informa que o litoral sul do estado de São Paulo é uma área relativamente ativa para tremores de terra.

Segundo USP, outros registros de tremores semelhantes em SP foi em 1861 (5.0 de magnitude), 1922 (5.1) e 1946 (4.6) | Reprodução/USP

Em julho de 1946, a cidade de Cananeia teve registro de tremores com magnitude 4.6, na escala Richter, e um dos motivos possíveis da região ter estes balanços de terra, seria devido à posição da placa continental onde o Brasil está posicionado no planeta, que tem mais pressões geológicas.

"Não se sabe ainda por que esta região do estado de São Paulo tem relativamente maior atividade sísmica do que outras. Mas, uma hipótese possível é que nesta região a placa da América do Sul é mais fina, resultando em maior concentração de pressões geológicas na crosta superior", explica.

Ainda em nota, os especialistas do Centro de Sismologia reforçam que eventos com magnitude 4 não preocupam, pois, eles acontecem em regiões pouco habitadas, cujas consequências mais críticas que podem acontecer nestes locais são pequenas trincas em reboco, queda de telha, objetos e pequenos danos em casas de baixa qualidade de construção, não gerando efeitos mais graves.

Tremor de terra atingiu magnitude 4 da escala Richter

A Defesa Civil de São Paulo confirmou que um registro de tremor de terra com magnitude 4, na escala Richter, na região do Vale do Ribeira, entre as cidades de Miracatu, Itariri e Iguape (veja mapa abaixo). Algumas cidades do litoral, interior e capital paulista também sentiram o tremor de terra.

No primeiro registro, o Google registrou em seu sistema de alerta do Android os tremores com magnitude 4.7 nas proximidades da cidade de Miracatu. 

No Centro de Sismologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, os equipamentos registraram magnitude 4, na escala Richter, com o epicentro entre Miracatu (25 km), Iguape (28 km) e Itariri (32 km), ambos no interior paulista. 

+ Relatório do sismógrafo do IAG/USP com o registro dos tremores em Itariri e Iguape

Tremores foram sentidos em Maracatu, no Vale do Ribeira, sismógrafo da USP registrou o epicentro em Irariri e em Iguape | IAG/USP
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade