Publicidade
Brasil

Mata Atlântica é o bioma brasileiro com mais espécies ameaçadas de extinção

Animais que vivem no cerrado e na caatinga também correm risco de desaparecer

Imagem da noticia Mata Atlântica é o bioma brasileiro com mais espécies ameaçadas de extinção
animal mata atlantica
• Atualizado em
Publicidade

A Mata Atlântica é o bioma brasileiro que mais tem espécies da fauna e da flora ameaçados de extinção. Os dados foram revelados, nesta 4ª feira (24.mai), pelo IBGE, que atualizou a lista de plantas e animais que correm risco de desaparecer nos biomas brasileiros.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O levantamento mostra que entre 2014 e 2022, a proporção de espécies ameaçadas caiu de 47% para 42%, tanto na fauna quanto na flora, mesmo assim revela uma realidade ameaçadora em alguns biomas.

Só na Mata Atlântica, foram identificadas 2.845 espécies ameaçadas de extinção. O sapinho da barriga vermelha é uma delas. Outras oito, como a perereca gladiadora de sino, já estão extintas.

Além das espécies da Mata Atlântica, correm o risco de desaparecer as que vivem no cerrado e na caatinga.

"Se você considerar todo histórico da Mata Atlântica, ela foi a porta de entrada da colonização no Brasil, então é um ambiente bastante degradado comparativamente com os demais", diz a analista ambiental Angelita Coelho.                                                                 

A Amazônia aparece em quarto entre os biomas com mais espécies de plantas e animais ameaçados de extinção. O número aumentou de 311 para 503 de 2014 a 2022. Entre elas, a seringueira.

A árvore de onde é extraído o látex para a fabricação da borracha está plantada no Bosque Rodrigues Alves, jardim zoobotânico em Belém, que abriga também o Pau-Brasil, outro exemplo da flora ameaçada, e a arara-azul, da fauna.  

"Poder público vai ter que fazer mais fiscalização, né? Proibir de fato essa extração, criar mais unidades de conservação, você criando muitas unidades de conservação você garante que essas espécies elas vão ser preservadas", diz Alexandre Mesquita, diretor do Bosque Rodrigues Alves.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade