Publicidade
Brasil

Mais de 50 mil mulheres são vítimas de violência por dia, 35 por minuto

Todas as formas de violência contra a mulher aumentaram em 2022, segundo Fórum Brasileiro de Segurança

Imagem da noticia Mais de 50 mil mulheres são vítimas de violência por dia, 35 por minuto
violência doméstica
• Atualizado em
Publicidade

Nos últimos doze meses, 28,9% (18,6 milhões) das mulheres brasileiras relataram ter sido vítimas de algum tipo de violência ou agressão. O dado representa o maior percentual da série histórica. O número equivale a 50.962 casos por dia, 35 mulheres agredidas física ou verbalmente por minuto no país. Os dados são da 4ª edição da pesquisa "Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil", divulgada nesta 5ª feira (2.mar). O estudo foi produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) a pedido do Datafolha.

O levantamento foi realizado entre os dias 9 e 13 de janeiro deste ano e ouviu pessoas acima de 16 anos em 126 cidades brasileiras, em todas as regiões. Foram realizadas 2.017 entrevistas, de todos os gêneros, sendo 1.042 mulheres.

Mulheres pretas

A pesquisa aponta que em relação ao perfil étnico racial, mulheres negras (45%) apresentam prevalência superior de vitimização do que as mulheres brancas (36,9%), e a comparação entre mulheres pretas (48%) e pardas (43,8%) indica que as pretas são as mais vulneráveis. 

Mulheres negras têm níveis de vitimização muito mais elevados do que de mulheres brancas nos casos de violência física severa, como espancamento (negras com 6,3% e brancas com 3,6%) e ameaça com faca ou arma de fogo (negras com 6,2% e brancas com 3,8%).

Fórum

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) é uma organização não-governamental, que se dedica a construir um ambiente de referência e cooperação ténica na área da segurança pública. A organização é integrada por pesquisadores, cientistas sociais, gestores públicos, operadores de justiça, integrantes da sociedade civil entre outros, que contribuem para dar transparência às informações sobre violência e políticas de segurança.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade