Previsão do tempo: não tem meio-termo, é seca severa ou chuva demais
A depender da região, brasileiro pode enfrentar calor de 40 °C ou umidade além do ideal
Durante essa semana, em um dia ou outro, a maior parte do norte do Brasil superou o que era esperado para o mês inteiro em volume de chuva. Destaque para Minas Gerais, que já recebeu 20% mais água que o comum para essa época do ano. Belo Horizonte somou, nesta 4ª feira (25.jan), 331 milímetros, quando eram esperados 270 mm.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Uma das influências vem da Amazônia. A floresta está sob calor intenso, gerando evaporação e o conhecido "rio flutuante", que se desloca em direção ao centro-oeste e sudeste. Essa condição de umidade é intensificada quando encontra aqueles conjuntos de nuvens carregadas. São os chamados sistemas de baixa pressão, que agora estão sobre a fronteira com o Paraguai e área central do país.
Mais temporais estão previstos entre o Amazonas, passando por Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo. Chuva forte ou moderada sobre Rondônia, Mato Grosso do Sul, assim como o Maranhão, Piauí e Ceará e parte do interior da Bahia. Clima seco somente sobre a região sul, assim como a metade sul do estado paulista.
Rio (Grande do Sul) 40 graus
Há um mês o Rio Grande do Sul está sob seca severa. Nem uma pancada ou outra de chuva alivia. A situação piorou nesta semana com temperaturas recordes. Na 4ª feira (25.jan), a cidade de Quaraí registrou 40,5 °C. Uruguaiana teve máxima de 39,7 °C e Alegrete de 39,5 °C. Nesse dia, as 14 cidades mais quentes do Brasil estavam no RS. Só a partir da 15ª no ranking apareciam as do nordeste.
Nesta 6ª (27.jan), Porto Alegre deve registrar 38 °C. No sábado (28.jan), deve chover e a temperatura cai para 35 °C, assim como o domingo deve registrar 33 °C.
Veja também: