Eletrobras aprova programa de recompra de ações da empresa
Ações da empresa apresentaram alta de cerca de 3% após anúncio da medida
Karyn Souza
A Eletrobras aprovou, nesta 4ª feira (04.dez), o programa que autoriza à empresa recomprar o equivalente a 10% do total de suas ações em circulação na bolsa de valores brasileira, a B3.
A empresa poderá adquirir, ao todo, 202.111.946 ações ordinárias e 27.552.681 ações preferenciais B. Todas as operações serão realizadas a preço de mercado, e devem ser concluídas no prazo máximo de 18 meses, encerrando-se em 2 julho de 2024.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Após o anúncio da decisão, as ações da Eletrobras subiram na B3. Por volta das 16 desta 4ª feira, a ELET3 registrava alta de 3,24% e a ELET6, de 2,66%.
O programa estabelece que todas as ações recompradas pela empresa sejam, posteriormente, canceladas, alienadas ou mantidas em tesouraria, sem redução do capital social. Segundo comunicado, enviado nesta 3ª feira (03.dez) aos investidores, o objetivo da medida é "incrementar o valor aos acionistas, pela aplicação eficiente dos recursos disponíveis em caixa, otimizando a alocação de capital".
No texto, a Eletrobras informa ainda que os membros do Conselho de Administração consideraram que a atual situação financeira da empresa é compatível com a execução do programa, e que não haverá prejuízo para o cumprimento das obrigações assumidas com credores ou acionistas a curto prazo. Por fim, pondera que a recompra só ocorrerá mediante disponibilidade de recursos.
Conforme o comunicado, as ações mantidas em tesouraria poderão ser usadas para atender aos Planos de Remuneração Baseado em Opções de Compra de Ações e de Remuneração Baseado em Ações Restritas, já aprovados em assembleia geral.
Além disso, os ativos também poderão ser destinados "para saldar obrigações decorrentes de seus passivos relativos a demandas judiciais, que discutem diferença de correção monetária dos créditos de Empréstimo Compulsório de Energia ou constitucionalidade do tributo".
*Com informações da Agência Brasil
Leia também: