Publicidade

Tarcísio anuncia Samuel Kinoshita como secretário da Fazenda e Planejamento

Wagner Rosário será o Controlador-Geral do Estado de São Paulo

Tarcísio anuncia Samuel Kinoshita como secretário da Fazenda e Planejamento
Tarcísio anunciado os nomes que ocuparão cargos em seu governo (Vinicius Rosa)
Publicidade

O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou nesta 3ª feira (13.dez) que o economista Samuel Kinoshita será secretário estadual da Fazenda e Planejamento em sua gestão, a ser iniciada em 1º de janeiro de 2023. Kinoshita, segundo a assessoria do político do Republicanos, "foi braço direito do ministro da Economia, Paulo Guedes, entre 2019 e 2021".

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Na semana passada, Tarcísio já havia dito que se Guedes não aceitasse ser seu secretário da Fazenda, o outro economista ocuparia o posto. Ele participou do desenvolvimento do plano de governo da chapa vencedora na corrida ao Palácio dos Bandeirantes neste ano e, atualmente, coordena a área de economia da transição. Segundo o governador eleito, a pasta pela qual ficará responsável envolverá as áreas de planejamento, orçamento, receita e Tesouro.

Ainda nesta 3ª, Tarcísio anunciou o atual ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, como o Controlador-Geral do Estado de São Paulo em sua gestão. Na CGE, disse, "a ideia é reproduzir a estrutura da CGU, ou seja, com uma área dedicada ao controle interno, uma corregedoria, questões estratégicas e ouvidoria".

Outros nomes anunciados hoje para ocuparem cargos no futuro governo Tarcísio foram os do delegado Osvaldo Nico Gonçalves, para secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública (SSP); o coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo Cássio Araújo de Freitas, para ser comandante geral da PM; o delegado Artur José Dian, para delegado geral da Polícia Civil; e o coronel Henguel Ricardo Pereira, para secretário chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil.

Veja a seguir os perfis, divulgados pela assessoria de Tarcísio, de cada pessoa anunciada e, na sequência, a lista atualizada dos futuros secretários:

Samuel Kinoshita - Secretário Estadual da Fazenda e Planejamento 

Foi assessor especial do ministro da Economia Paulo Guedes de 2019 a 2021 e é membro do conselho fiscal do Banco do Brasil desde 2020. É graduado em economia pelo Insper, mestre em economia pela Universitat Pompeu Fabra (Barcelona) e mestre em estatística pela Columbia University (Nova Iorque). Trabalhou em gestão de investimentos e consultorias econômicas, como BTG Pactual, Kapitalo Investimentos, Bozano Investimentos e Ideias Consultoria.

Wagner de Campos Rosário, Controlador Geral do Estado

Ministro da Controladoria-Geral da União (CGU) desde junho de 2017, é graduado e pós-graduado em Ciências Militares pela Academia das Agulhas Negras e pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, respectivamente, e é mestre em Combate à Corrupção e Estado de Direito pela Universidade de Salamanca (Espanha). Foi o primeiro servidor de carreira da CGU a assumir o cargo de secretário-executivo e ministro da instituição. Na Controladoria, trabalhou em diversas investigações conjuntas de combate à corrupção em articulação com a Polícia Federal, ministérios públicos (Federal e Estadual) e demais órgãos de defesa do Estado.

Delegado Osvaldo Nico Gonçalves - Secretário-Executivo da SSP

Atual Delegado Geral de Polícia Civil do Estado de São Paulo, iniciou a carreira como Investigador de Polícia e em 1992, se tornou Delegado de Polícia. Fundou o primeiro Grupo de Operações Especiais - GOE, da Polícia Civil do Estado de São Paulo e foi o primeiro Delegado de Polícia Piloto desta unidade especializada. Criou o GRUPO ANTI-BOMBAS, no GARRA/DEIC, direcionado a esclarecimentos de crimes de ameaças, atentados, roubos ou detonação de explosivos e o GRUPO DE MOTOS, no GARRA/DEIC. Também desempenhou trabalhos relevantes à frente da Delegacia e da Divisão de Atendimento ao Turista ? DEATUR  e na condução do extinto Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas - DECADE, como Delegado de Polícia Diretor. Em 2019, tornou-se o primeiro Diretor do Departamento de Operações Policiais Especializadas (DOPE).

Cássio Araújo de Freitas - Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo

É bacharel, mestre e doutor em ciências policiais de segurança e ordem pública. Possui MBA em Economia e Inteligência Estratégica pela FIPE e especialização em Direitos Humanos. É bacharel em Educação Física pela Polícia Militar é especialista em Musculação e treinamento desportivo pela FMU. É Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo e atualmente comanda o Policiamento Metropolitano, que abrange 38 municípios. Possui diversas condecorações, entre as quais: láurea de Mérito Pessoal em 1 grau, Medalha da ROTA, Medalha Brigadeiro Tobias, Medalha do Mérito Comunitário.

Delegado Artur José Dian - Delegado Geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo

Ingressou na Polícia Civil do Estado de São Paulo, em 1993, no cargo de Investigador de Polícia, onde exerceu funções no Grupo de Operações Especiais (GOE/DECAP); na Divisão de Investigações sobre Furto e Roubo de Veículos; no Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos/GARRA-DEIC e, por último, na Delegacia de Extorsões. No ano de 1999, ingressou como Delegado de Polícia, exercendo suas funções em três distritos policiais, sendo designado à Divisão Antissequestro (2000 a 2012). Em seguida, atuou por dois anos como Delegado de Polícia Supervisor do GARRA. De 2014 a 2021, no Grupo Especial de Reação/GER, trabalhou como Delegado de Polícia Supervisor. No início de 2022, passou a exercer a função de Delegado Divisionário de Polícia da Divisão de Operações Especiais/DOE e em maio desde ano, nomeado Delegado de Polícia Diretor do DOPE.

Coronel Henguel Ricardo Pereira - Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil

Pós-graduado em Engenharia Civil e formado em Direito, ingressou na Polícia Militar em 1989. Cursou mestrado e doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Polícia Militar. Também chefiou a Defesa Civil e integrou o Comando de Policiamento de Choque, o Corpo de Bombeiros e a Assessoria Policial Militar da Secretaria da Segurança Pública, exercendo o Comando de Policiamento de Área 3 ? Zona Norte.

Lista atualizada dos nomes confirmados para secretarias na gestão Tarcísio:

  • Renato Feder - Secretário de Educação;
  • Eleuses Paiva - Secretário de Saúde;
  • Gilberto Kassab - Secretário de Governo;
  • Guilherme Derrite - Secretário de Segurança Pública;
  • Roberto de Lucena - Secretário de Turismo;
  • Arthur Lima - Casa Civil;
  • Natalia Resende - Secretária de Infraestrutura, Meio Ambiente e Transportes;
  • Caio Paes de Andrade - Secretário de Gestão e Governo Digital;
  • Lucas Ferraz - Secretário de Assuntos Internacionais;
  • Lais Vita - Secretária de Comunicação;
  • Rafael Benini - Parcerias e Investimentos;
  • Samuel Kinoshita - Secretário da Fazenda e Planejamento.
Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

portalnews
sbtnews
brasil
política
tarcísio de freitas
governador eleito
secretário da fazenda
anúncio
cúpula
segurança pública
nomes
secretários
economista
paulo guedes
samuel kinoshita
guilherme-resck

Últimas notícias

Ex-policial e advogada são condenados por obstruir investigações do assassinato de Marielle Franco

Ex-policial e advogada são condenados por obstruir investigações do assassinato de Marielle Franco

Rodrigo Ferreira e Camila Nogueira mentiram à polícia sobre planejamento do crime. Vereadora e motorista Anderson Gomes foram mortos em março de 2018
Para Mendonça, lei das saidinhas não pode retroagir em prejuízo ao preso

Para Mendonça, lei das saidinhas não pode retroagir em prejuízo ao preso

O ministro confirmou o direito à saída temporária de um preso de Minas Gerais que havia perdido o benefício após as mudanças feitas pelo Congresso
Polícia prende nove pessoas envolvidas em furtos e roubos durante enchentes no RS

Polícia prende nove pessoas envolvidas em furtos e roubos durante enchentes no RS

Diversos objetos, que haviam sido levados de comércios no município Eldorado do Sul, foram recuperados
Especialistas chamam atenção para doenças respiratórias e leptospirose em meio a caos no RS

Especialistas chamam atenção para doenças respiratórias e leptospirose em meio a caos no RS

Segundo ministra da Saúde e médico da Marinha, proximidade das pessoas em abrigo favorece casos de “doenças oportunistas”
Sistema de distribuição de gás da Argentina entra em estado de emergência

Sistema de distribuição de gás da Argentina entra em estado de emergência

Mais de 300 indústrias tiveram o fornecimento cortado; prioridade é atender casas, hospitais e o comércio
Israel afirma que guerra na Faixa de Gaza deve durar, ao menos, até o fim do ano

Israel afirma que guerra na Faixa de Gaza deve durar, ao menos, até o fim do ano

Governo israelense alega que esse é o prazo mínimo para aprofundar as "conquistas" e destruir a capacidade militar do Hamas
Argentina compra carga da Petrobras para lidar com escassez de gás

Argentina compra carga da Petrobras para lidar com escassez de gás

Temperaturas mais baixas do que o habitual já haviam aumentado a demanda, sobrecarregando o sistema no país
TSE mantém condenação do ex-governador do RJ Anthony Garotinho por crime eleitoral

TSE mantém condenação do ex-governador do RJ Anthony Garotinho por crime eleitoral

Além de inelegibilidade, ele foi condenado a 13 anos e 9 meses de prisão
Morre o humorista Joaquim Lopes Salgado, de "A Praça é Nossa"

Morre o humorista Joaquim Lopes Salgado, de "A Praça é Nossa"

Carismático, divertido, com a arte de fazer graça nas veias, Joaquim marcou o público através de sua trajetória em programas humorísticos do SBT
Barroso vota contra abertura de processos disciplinares de magistrados da Lava Jato

Barroso vota contra abertura de processos disciplinares de magistrados da Lava Jato

O presidente do CNJ discorda do corregedor nacional de justiça, Luis Felipe Salomão, que chegou a determinar o afastamento cautelar dos envolvidos
Publicidade
Publicidade