Publicidade
Brasil

Anatel vai bloquear empresas que abusarem de ligações curtas de telemarketing

Chamadas que duram até três segundos estão na mira da agência; multa chega a R$ 50 milhões

Imagem da noticia Anatel vai bloquear empresas que abusarem de ligações curtas de telemarketing
ligações em celular
• Atualizado em
Publicidade

A partir do dia 3 de novembro, as empresas que exageram nas ligações curtas de telemarketing, aquelas que duram até três segundos, serão bloqueadas pelas operadoras de telefonia.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determina ainda que os nomes das empresas sejam divulgados na internet.

"Estou no trabalho concentrado, tenho que desconcentrar pra ver o que é, pensando que é algo urgente, de casa principalmente, mas não é nada", reclama o gestor de marketing, Ângelo Garcia.

É o chamado telemarketing abusivo, que está na mira da Anatel. As operadoras de telefonia deverão identificar e bloquear, por 15 dias, as empresas que fizerem 100 mil ou mais chamadas curtas, de até três segundos, em apenas um dia. A medida vale também para as empresas em que as ligações curtas representem 85% ou mais do total. 

Desde junho, o bloqueio de números que incomodam os consumidores já é permitido. Com isso, a Anatel calcula que 16 bilhões de chamadas curtas deixaram de ser realizadas. A nova resolução prevê multa de até R$ 50 milhões e divulgação dos nomes das empresas que insistirem nessa prática abusiva.  

"A gente está buscando não proibir essas atividades, mas estimular que haja uma maior eficiência nessa comunicação", afirma Cristina Camarate, superintendente de relações com consumidores da Anatel.

As operadoras também deverão oferecer ferramentas para ajudar o usuário a descobrir de onde vem as ligações tão incômodas. 

"Uma plataforma em que o consumidor pode ir  e digitar o número que está lhe importunando. E aí ela vai ver o nome da empresa que está ligando", explica Cristina. 

"Maravilhoso, espero que essa nova medida seja realmente forte contra essas empresas, que terminem essas ligações, porque elas prejudicam muito nosso dia a dia", torce Ângelo.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade