Dia D: vacinação contra pólio traz alerta para manter alta cobertura
Vacina da poliomielite é destinada a crianças menores de cinco anos. Multivacinação também faz parte de campanha
SBT News
O sábado (20.ago) marca do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e multivacinação de 2022. Com a queda na imunização para outras doenças durante a pandemia de covid-19 em todo o planeta, o Ministério da Saúde ressaltou a importância de atingir uma alta cobertura vacinal e fazer com que doenças erradicadas, como a pólio, não sejam mais registradas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os imunizantes contra a poliomielite são destinados às crianças menores de cinco anos, totalizando 14,3 milhões de crianças. Já a multivacinação atinge os menores de 15 anos, com atualização de vacinas rotineiras, relacionadas aos 18 tipos integrantes do Calendário Nacional.
A campanha começou em 8.ago e segue até o próximo 9.set em todo o país. Os estados e cidades, porém, podem definir mais datas para atingir o objetivo principal: ter cobertura de 95% ou mais para a vacina da pólio entre crianças de um a menores de cinco anos, e diminuir o número de não vacinados entre os que tem menos de 15 anos.
As vacinas contra a covid-19 podem ser aplicadas simultaneamente, sem intervalo mínimo, com as outras vacinas do calendário, para maiores de três anos de idade. Crianças menores de um ano integram o esquema básico, enquanto as de um a quatro recebem a Vacina Oral Poliomielite (VOP) - esta, apenas se receberam as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
Confira a lista de vacinas disponíveis para a campanha de multivacinação:
- Hepatite A e B
- Penta (DTP/Hib/Hep B)
- Pneumocócica 10 valente
- VIP (Vacina Inativada Poliomielite)
- VRH (Vacina Rotavírus Humano)
- Meningocócica C (conjugada)
- VOP (Vacina Oral Poliomielite)
- Febre amarela
- Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba)
- Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela)
- DTP (tríplice bacteriana)
- Varicela
- HPV quadrivalente (Papilomavírus humano)
Para os adolescentes, estão disponíveis:
- HPV
- dT (dupla adulto)
- Febre amarela
- Tríplice viral
- Hepatite B
- dTpa
- Meningocócica ACWY (conjugada)
LEIA TAMBÉM: