Empresas brasileiras implementam redução da jornada de trabalho
Diminuição da carga semanal de 40 para 32 horas aumenta a produtividade e bem-estar dos funcionários
Gudryan Neufert
Empresas brasileiras começaram a implementar uma redução da jornada semanal de trabalho dos funcionários. O resultado tem sido positivo em países da Europa e nos Estados Unidos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Uma empresa sediada em Ouro Preto, Minas Gerais, estudou a legislação trabalhista durante três meses para flexibilizar a jornada de trabalho. Os trabalhadores tiveram a carga horária semanal reduzida de 40 para 32 horas, sem diminuição do salário. A experiência está no começo, mas tem apresentado bons resultados.
"A produtividade de uma empresa ela está 100% relacionada a capacidade dos trabalhadores de poder trabalhar e o que oferecemos aos nosso colaboradores. As pessoa vão estar mais leves, mais descansadas, e isso tem relação direta com qualidade de entrega", afirma Marcelo Lopes, CEO da EVA Benefícios.
A inspiração veio de fora. Multinacionais de tecnologia nos Estados Unidos, Reino Unido e Bélgica reduziram a jornada de trabalho pensando no bem-estar dos funcionários. Onde foi implementada, a produtividade melhorou. No Brasil, a experiência é embrionária.
Uma pesquisa aponta que 85% de trabalhadores brasileiros afirmam que a iniciativa pode melhorar a saúde mental e 86% o dizem que a medida traria mais equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Leia também: