Geladeiras terão novo selo de eficiência do Inmetro
Etiqueta indica que refrigerador é capaz gelar alimentos gastando menos energia elétrica

SBT Brasil
As geladeiras que chegarem ao mercado, a partir do mês de julho, deverá ter um novo selo do Inmetro, simbolizando que o aparelho é capaz de gelar a mesma quantidade de alimentos com um menor gasto de energia.
Os três sinais de "mais" presente na nova etiqueta indica que o refrigerador tem uma eficiência 30% maior do que os modelos que já existem no mercado. Dois "mais", significam 20% a mais de eficiência, e um "mais", 10%.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Pagar menos na conta de energia elétrica se tornou um sonho dos brasileiros, porém, a Associação de Fabricantes de Eletrodomésticos alerta: a simples troca de geladeira não é garantia de economia. Tudo vai depender dos hábitos de cada consumidor.
"Depende muito do padrão do uso que o consumidor faz do produto, então, se é um lugar muito quente, se abre muito geladeira, se coloca muita carne, muita coisa dentro dela. O que se está dizendo é que se entregaria a mesma performance com um consumo menor", afirma Renato Alves, representante da associação.
Segundo o Inmetro, uma geladeira "A+++" de 500 litros, duas portas, com degelo automático, modelo mais vendido no país, vai economiza cerca de 13 kWh por mês. Uma redução, em média, de R$ 10,14 na conta. A previsão da indústria é que a economia na conta de luz, em todo o Brasil, chegue a R$ 32,5 bilhões nos próximos 13 anos.
Dona Maria até está pensando em trocar o eletrodoméstico que ela tem em casa, mas, por enquanto, a maior preocupação dela é outra. A mesma de tantos outros brasileiros: "está mais fácil comprar a geladeira do que encher a geladeira de comida!"
Leia também: