Moradores acordaram ao som de tiros na comunidade Cidade de Deus
A operação teve objetivo de desarticular a lavagem de dinheiro da maior facção criminosa do Rio

SBT News
A operação começou nas primeiras horas da manhã desta 6ª feira (01.jul). Mais de cem policiais civis entraram na Comunidade Cidade de Deus, que fica em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio.
Um helicóptero blindado sobrevoou a comunidade, em meio a troca de tiros. Por terra, homens da coordenadoria de recursos especiais abriram caminho para um veículo blindado passar. A aeronave deu cobertura e fez vôos rasantes pela região.
A operação teve como objetivo cumprir de 33 mandados de prisão, além de busca e apreensão. A ação foi para desarticular a lavagem de dinheiro da maior facção criminosa do Rio de Janeiro.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo as investigações, a organização criminosa foi criada pelo traficante Edérson José Gonçalves Leite, mais conhecido como "Sam". Ele é apontado como o líder da localidade conhecida como "Karatê", um dos pontos mais violentos da comunidade.
O traficante recrutou pessoas da família e moradores da comunidade para despistar a atenção da Polícia. O grupo fazia transferências ilegais para exploração de serviços de internet e aquisições imobiliárias. Segundo as investigações, os criminosos movimentavam cerca de três milhões de reais, por ano. Foi preciso usar quatro veículos blindados para ajudar na operação.
No karatê, os traficantes construíram uma seteira, pequenas aberturas nos muros para atacar os policiais durante a operação. A fortaleza do tráfico tem vários buracos para colocar os fuzis. Toda parte há furos de balas. Nas lojas e nas casas há marca de tiros de fuzis. Para a Polícia, a ação desta 6ª feira (01.jul), deu prejuízo para a facção criminosa.