Parada do Orgulho LGBT+ reúne multidão em São Paulo
Evento, que voltou às ruas após dois anos, adotou o tom político em seu tema
SBT News
De volta às ruas depois de dois anos de edições virtuais, a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo foi acompanhada por uma multidão neste domingo (19.jun). Ao todo, 19 trios desfilaram pela Avenida Paulista.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O evento começou por volta das 12h, mas logo cedo o público já se reunia na região para participar da festa. Entre os artistas que se apresentaram na Parada estiveram Pabllo Vittar, Luísa Sonza, Ludmilla e Mateus Carrilho.
Em ano eleitoral, o tema escolhido foi "Vote com orgulho - Por uma política que representa". "Após dois anos sem edições presenciais, é um prazer imenso retornar às ruas e reforçar ao público a sua responsabilidade em apoiar representantes que estejam comprometidos com um Brasil mais justo e igualitário", apontou a presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, Claudia Garcia.
Para garantir a segurança do público, a prefeitura e o governo estadual disponibilizaram 2 mil policiais militares e 287 guardas civis, além de profissionais à paisana entre a multidão. A Polícia não divulgou estimativa de público.
Economia
A presidente do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Mariana Aldrigui, destacou a importância econômica do retorno do evento.
"O perfil de quem vem para a a parada é de aproveitar o feriado e consumir, principalmente alimentação em diferentes restaurantes e shopping center. A região da parada fica muito cheia e vibrante com a realização desse evento. O que nós já sabemos é que a ocupação hoteleira já está por volta de 65% a 80%, mas pode se elevar por conta de amigos convidando outros amigos e reservas em cima da hora", disse à Agência Brasil.
Criada em 1997, a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo já entrou para o Guinness Book como a maior do mundo ao atrair 4 milhões de pessoas.