Nova cracolândia: polícia realiza mega operação para prender traficantes
Usuários e barracas também deverão ser retirados do local
SBT News
Mais de 200 agentes da Polícia Civil e Prefeitura de São Paulo desencadearam, na madrugada desta 4ª feira (11.mai), uma mega operação contra o tráfico de drogas na praça Princesa Isabel, região central da capital paulista. O objetivo é dar cumprimento aos 36 mandados de prisão expedidos pela Justiça, com base nas investigações da Operação Caronte.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Por volta das 4 horas da manhã, horário em que estava marcado o início da operação, uma parte dos usuários começou a deixar a praça e a desmontar as barracas, onde os agentes acreditam que acontecia o tráfico. Policiais do Choque e da Controladoria Geral do Município (GCM), abordaram os usuários, os afastando do local.
Segundo apurado, o objetivo dos agentes também é remover os indivíduos da praça para que, futuramente, o local possa ser transformado em uma área de lazer. Como justificativa para a retirada das barracas, os agentes alegaram que as construções temporárias não são utilizadas como abrigo, mas sim para guardar drogas e encobrir o tráfico.
A orientação é encaminhar os usuários para a rua General Rondon, onde estão posicionadas as equipes de assistentes sociais. Serão oferecidas vagas nas unidades do Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica (Siat).
+ Ministério Público investiga se bicheiro mandou matar Marielle
A concentração da cracolândia no novo endereço aconteceu no fim de março, quando os indivíduos deixaram de ocupar o entorno da praça Júlio Prestes, também na região central de São Paulo, por ordem do crime organizado. Em meados de abril, a prefeitura instalou uma série de grades na praça Princesa Isabel para separar os usuários e conseguir dar continuidade às obras.