Protagonismo da mulher na fotografia newborn; conheça Nina Estanislau
SBT News traz a história da empreendedora e fotógrafa que conquistou espaços com a fotografia
Drielly Peniche
Quem nunca se deparou com imagens fofas de bebês que deixam qualquer um admirado? Já ouviu falar em fotografia newborn? Não? Este é o trabalho de Nina Estanislau. Técnica de edificações por formação, a empreendedora e fotógrafa compartilhou com o SBT News um pouco de sua trajetória até tornar-se uma das principais referências na fotografia newborn -- estilo fotográfico posado de recém nascidos entre 5 e 20 dias de vida, no máximo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A profissional lembra que seu primeiro contato com a fotografia aconteceu durante um intercâmbio realizado durante sua graduação em engenharia. Na época, a única oportunidade acessível para alçar o sonho de viajar para o exterior.
Além de ser uma oportunidade de uma viagem para o exterior, foi também a porta de entrada para mudanças em sua carreira e seu futuro. Foi durante o intercâmbio que ela comprou sua primeira câmera e passou a ter contato com a fotografia. Decidida, ela tinha uma ideia em mente: voltar ao Brasil e fotografar 'de tudo um pouco'.
Na mesma época, recebeu um convite inesperado: realizar o ensaio da recém-nascida de uma bailarina que acompanhou alguns de seus trabalhos fotográficos. Ela contou ao SBT News que esse primeiro ensaio newborn foi, resumidamente, 'desesperador'.
Apesar da falta de referências no país e de experiência com o ensaio específico, foi este ofício que tornou-se o marco em sua trajetória. Hoje, conta com mais de 700 ensaios realizados, entre eles o de filhos e afilhados de artistas. Como é o caso de Sheron Menezzes, Larissa Manoela e Xuxa Meneghel.
O percurso para se tornar uma das maiores referências como fotógrafa e mentora do ensaio newborn em seu país de origem não foi fácil.
Nina, que hoje é graduada em fotografia pela FUMEC, em Belo Horizonte, compartilhou que diante das dificuldades e ausência de profissionais brasileiros como referência, ela decidiu abandonar a engenharia para buscar aprender a fundo sobre as técnicas de ensaio e como lidar com os bebês de modo geral.
"Decidi que queria estudar. Era muito difícil, mas eu tinha que aprender. Como não tinha muita coisa aqui no Brasil, precisei começar meus estudos por conta própria. A primeira coisa que fiz foi buscar entender mais do recém-nascido, então fiz curso de primeiros socorros, babá especialista em cuidados de recém-nascidos, tudo que tinha a respeito de bebês eu fui procurando", comenta Nina Estanislau sobre seu início na profissão.
Algum tempo depois, em busca de aperfeiçoamento e descobertas, a fotógrafa viajou para o Texas, nos Estados Unidos, determinada a se especializar em um curso com duração de três meses.
Ao retornar para o Brasil e colocar em prática o aprendizado e técnicas praticadas no exterior, a mineira tornou-se a fundadora do primeiro estúdio especializado em newborn clássico e posado de Belo Horizonte (MG).
Diante do destaque adquirido, o número de clientes e outros fotógrafos interessados em conhecer mais do raro trabalho foi aumentando diariamente.
"Foi assim que comecei a dar cursos e decidi dividir o que tinha aprendido, que é a soma de vários cursos. Cheguei a fazer muitos cursos de newborn e fui criando o meu, agregando tudo aquilo que aprendi dentro e fora da fotografia e vivência", lembra a empreendedora.
Atualmente, Nina produz os ensaios e também atua como mentora. Em meio às mudanças ocasionadas pela pandemia do coronavírus, a mineira adaptou seus cursos para o formato online, ultrapassando a marca de 700 alunos distribuídos em 11 países.
Para além das aulas remotas, sua agenda presencial voltou a ser preenchida diante do avanço vacinal em território brasileiro. Nos próximos meses, a profissional já tem compromissos a cumprir nas cidades de São Paulo, Salvador, Espírito Santo, Fortaleza e Porto Alegre.
"Tanto online quanto presencial, o foco é trazer uma metodologia de que é um ensaio responsável, transformar aquele momento em eterno. É uma faixa de idade - entre cinco e 12 dias - muito específica e especial, é preciso entender o bebê, saber acalmar e conhecer até onde podemos ir", concluiu Nina.
Convidada pelo SBT News para compartilhar um pouco dos seus desafios e conquistas, Nina Estanislau comentou que a fotografia a levou a lugares nunca imaginados.
"Viajei muito para diversos Estados do Brasil, até que começou a chegar demandas de brasileiros que moram no exterior, conheciam meu trabalho e queriam se especializar. Fui três vezes para a Espanha, sendo uma delas para dar cursos a um grupo de espanhóis", citou ela após ser convidada para palestrar em um colégio do país espanhol e falar sobre os novos alunos conquistados.
Além de focar no próprio aperfeiçoamento técnico, Estanislau também almeja compartilhar seu o conhecimento adquirido durante anos. A profissional cita que também que já viajou para outros países em busca de contribuir para a profissionalização de demais pessoas, passando pela Suíça, Canadá e Estados Unidos.
Ao comentar os países já visitados e as oportunidades alcançadas, Nina lembra:
"Na minha infância eu imaginava que somente uma carreira de Medicina, Direito ou Engenharia, poderiam me permitir viajar, ter uma situação financeira estável, ser reconhecida, mas não, a fotografia conseguiu me trazer isso tudo".
Entre cursos, ensaios e viagens, o reconhecimento também tem sido fundamental para alcançar um público até então desconhecido. Nos últimos anos, a especialista em newborn fotografou grandes nomes da televisão brasileira.
"Acabei fotografando pessoas famosas, como a Larissa Manoela e a Xuxa com suas respectivas afilhadas, Sheron Menezzes com o filho Benjamin e Aline Dias com o filho Bernardo. Tudo por conexões de pessoas que a gente vai conhecendo nesse caminho, vê o trabalho, gosta do trabalho e faz ensaio. Isso ajudou a dar uma proporção maior e colocar meu trabalho na mídia".
No final da conversa sobre ensaio com bebês fofos, transmissão de conhecimento e compartilhamento de sonhos, Nina ressaltou à reportagem do SBT News que o maior destaque, no entanto, foi ter uma metodologia que facilita o ensaio dos fotógrafos e faz com que o ensaio possa ser seguro, bonito e disseminado.
"Já rodei esse Brasil todinho e sigo na minha meta de continuar levando a fotografia e proporcionando que as pessoas possam viver daquilo que amam. É um ensaio que precisa de investimento, mas que paga muito bem, chegando a no mínimo um salário mínimo por ensaio, então está realmente transformando a vida das pessoas porque elas estão fazendo aquilo que amam e sendo bem pagas", encerrou Estanislau.