RS: Estiagem reduz safras, mas melhora qualidade das uvas
Segundo a Associação Brasileira de Enologia, nos últimos meses, houve uma redução de 40% na produção da fruta
A estiagem que atinge a região sul do país, em especial no Rio Grande do Sul, reduziu em cerca de 40% a produção de uvas no estado, segundo dados da Associação Brasileira de Enologia, que acompanha todo o setor de de vinhos e espumantes, desde o plantio e colheita das uvas à produção das bebidas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Apesar da redução nas safras, a seca em si não representou necessariamente um prejuízo: a mudança no clima deixou as uvas mais doces. "Com a estiagem, ela cria mais açúcar e fica mais docinha; e é de uma uva boa que se faz um bom vinho", observou o vinicultor, Roberto Cainelli.
Já o presidente da Associação Brasileira de Enologia, André Gasperin, acrescenta que a melhora na qualidade do fruto pode ainda beneficiar o mercado de vinhos. "Provavelmente vá se repetir nos produtos originários da uva, tanto nos vinhos como nos espumantes", disse o representante da categoria.
A tradicional vindima gaúcha
A alta temporada da fruta e o início do feriadão de carnaval levou centenas de turistas à Serra Gaúcha para participarem da vindima, a tradicional cultura italiana de pisar nas uvas, que foi trazida por imigrantes, no final dos anos 1800, ao Rio Grande do Sul.
"Eu já tinha vindo aqui em Bento Gonçalves, em setembro, e fiquei sabendo desse evento nessa época; eu aproveitei o carnaval, sai do Rio de Janeiro e vim aqui", conta a analista judiciária Katia Telles, que visitava uma das vinícolas da região. Há mais de 50 anos, a produtora de vinhos celebra a vindima para comemorar a safra e, claro, atrair visitantes, que testemunham desde a colheita das uvas, até a finalização das bebidas.
O sabor apurado das frutas tornou a experiência da viagem ainda mais especial. "Muito docinha, nunca tinha visto uva melhor do que essa aqui", concluiu a fisioterapeuta Carla Gazzo ao provar o fruto direto do pé.