Intitulada a 'voz do milênio', Elza Soares superou barreiras
Intérprete de sucessos como "Se acaso você chegasse", foi reconhecida internacionalmente pela voz marcante
SBT News
A cantora Elza Gomes da Conceição, a Elza Soares, que morreu na tarde desta 5ª feira (20.jan) aos 91 anos de causas naturais em sua casa no Rio de Janeiro, teve carreira e vida igualmente intensas. Nos anos 2000 foi considerada a voz do milênio pela rádio inglesa BBC, mas, antes da fama, teve difícil jornada, tendo que lidar com a fome, violência e morte dos filhos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Soares nasceu em 23 de junho 1930 e cresceu na favela de Vila Vintém, zona oeste do Rio de Janeiro. Forçada por seu pai, casou-se aos 12 anos com Alaúrdes Soares, que na época tinha 22 anos e de quem herdou o sobrenome. Teve quatro filhos com o marido, mas dois deles morreram devido à fome que passavam.
Com 21 anos, Elza ficou viúva. Trabalhou como encaixotadora e passou a fazer testes para cantora. Em 1959 lançou o disco que continha seu primeiro sucesso, Se acaso você chegasse.
Com a carreira bem-sucedida, casou-se com o jogador Manoel Francisco Dos Santos, o Garrincha, que coincidentemente morreu também em um 20 de janeiro, em 1983. Os dois chegaram a se exilar na Itália após a cantora sofrer ameaças e ter casa fuzilada pela ditadura militar no Brasil. Em 1982, ela se divorciou do jogador, pois estava sofrendo violência doméstica, e em 1986 o filho do ex-casal, o Garrinchinha, morreu, aos 9 anos, em um acidente de carro.
Mais recentemente, Elza lançou o disco A mulher do fim do mundo, em 2015, que recebeu um Grammy latino.