Publicidade
Brasil

Círio de Nazaré 2021: missa é realizada com público reduzido

Assim como no ano passado, procissão de domingo será substituída por sobrevoo da imagem da santa

Imagem da noticia Círio de Nazaré 2021: missa é realizada com público reduzido
Círio de Nazaré
• Atualizado em
Publicidade

Belém -- O Círio de Nazaré é realizado neste fim de semana, em Belém (PA). A Basílica Santuário, localizada no centro da capital paraense, recebe este ano quantidade limitada de fiéis, devido a pandemia de covid-19, por isso muitos acompanharam pelo telão do lado de fora.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Eva Souza, motorista, era uma das fiéis que acompanhava. "Mesmo num sol desse aqui, lindo maravilhoso, a gente não desiste, pra chegar lá no altar perto dela". 

É comum durante a peregrinação da santa pelo centro da cidade que devotos paguem suas promessas levando objetos que representem a graça atingida em oferta.

Maria do Socorro, motorista, levava no ombro uma casa de madeira, o sonho realizado. "Consegui minha casinha e hoje, graças a deus, primeiramente a ela né? eu recebi hoje eu tenho meu lar pra viver e só vim agradecer".                                                                

Ao meio dia a redoma da imagem de Nossa Senhora de Nazaré é retirada. A descida do altar acontece duas vezes ao ano: em maio, nas comemorações pela elevação da basílica à santuário, e em outubro, para o círio. Este é o momento de maior emoção para os fiéis que podem chegar mais perto da imagem original. No ano passado, o mais crítico da pandemia, a cerimônia aconteceu sem público.

Monalisa Pereira, advogada, veio de São Paulo para acompanhar a celebração. "Vim pedir pra ela minha nomeação no município de São Paulo, para que eu possa cuidar da minha mãe que é idosa. E eu sei, tenho certeza que ano que vem eu volto aqui só pra agradecer tudo isso".

O governador do estado, Helder Barbalho, divulgou em suas redes sociais imagens da celebração e também falou aos fiéis. "Podermos nos reencontrar mesmo que ainda não na plenitude, mas certamente já é um conforto imenso para que as almas possam estar renovadas pedindo que Maria continue abençoando a todos os paraenses"

Uma réplica é conduzida nas procissões e neste ano, das 12 romarias, apenas o traslado de carro foi realizado nesta última 6ª (8.out). A principal procissão que acontece no domingo (10.out) será substituída por um sobrevoo de helicópter da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, como no ano passado.

Veja reportagem do SBT Brasil:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade