Publicidade
Brasil

Entenda mais sobre a comunidade de Rio das Pedras, na zona oeste do Rio

Bairro é berço do funk, mas também enfrenta problemas com milicianos e traficantes

Imagem da noticia Entenda mais sobre a comunidade de Rio das Pedras, na zona oeste do Rio
Defesa Civil interditou comunidade de Rio das Pedras após desabamento | JOSE LUCENA/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
• Atualizado em
Publicidade

A comunidade de Rio das Pedras, na zona oeste do Rio de Janeiro, surgiu no final da década de 60 com a chegada de imigrantes que buscavam oportunidades de emprego com a expansão da construção civil da Barra da Tijuca.

O bairro cresceu desenfreadamente e nos anos 80, os comerciantes locais passaram a pagar policiais para evitar a invasão de traficantes. Os problemas persistem e com o desabamento do prédio, governo e prefeitura do Rio de Janeiro decidiram sentar para encarar os desafios, que passam por questões de urbanização, preservação do meio ambiente e segurança.

Rio das Pedras tem ainda um destaque na cultura do funk do Rio de Janeiro. Foi lá, no Castelo das Pedras que acontecia o famoso baile que levou o estimulo musical das favelas para o asfalto, com a presença de artistas e jogadores nas festas. O Castelo foi demolido em 2018, mas ainda é referência para identificar a região.

Segundo o Censo IBGE de 2010, eram aproximadamente 63 mil moradores, estabelecidos em uma área de 90 hectares de terra em expansão, aos fundos da Barra da Tijuca.

Com o desabamento de um prédio de 4 andares na madrugada desta 5ª feira (3.jun) a movimentação de moradores está interditada pela Defesa Civil. 

Bombeiros confirmam morte de criança em desabamento de Rio das Pedras

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade