Rio Negro, em Manaus (AM), atinge cheia histórica de 2012
Marca de 29,97 metros é a mesma que também foi alcançada em 1902; Milhares de moradores são afetados
SBT News
Neste domingo (30.mai), o nível do Rio Negro atingiu 29,97 metros e chegou à cheia histórica registrada em 2012. A última vez que aconteceu isso foi em 1902. 23.960 pessoas foram afetadas por esse fenômeno em Manaus.
O prefeito da capital amazonense, David Almeida (Avante), realizou uma entrevista coletiva no Porto de Manaus para falar sobre o fato histórico.
"É um dia histórico e Manaus se preparou para isso, fizemos todo um planejamento. Segundo especialistas, rio continua subindo e certamente iremos ultrapassar a marca de 2012", afirmou o chefe do executivo municipal a TV Norte/SBT.
Durante o anúncio, o prefeito manauara ressaltou que espera que o nível do rio pare de subir.
"Eu espero que pare de subir e que essa água comece a descer e que a gente possa voltar ao normal na nossa cidade, porém, se continuar subindo a prefeitura está preparada para atender a população", diz Almeida.
Enchente torna-se ponto turístico na cidade
A região central de Manaus é uma das áreas mais afetadas pelas cheias do rio. Muitos turistas e moradores acabam registrando imagens da enchente em pontos da cidade.
"A enchente se tornou uma atração turística, várias famílias tirando foto na avenida Eduardo Ribeiro, banhistas que vem de jet ski, de lancha e a prefeitura preparou o espaço público para atender a essa demanda", falou o prefeito.
No Estado do Amazonas, 58 dos 62 municípios foram atingidos pela enchente. Pelo menos 455 mil pessoas foram afetadas. A Defesa Civil informa que 14 cidades amazonenses estão em situação de alerta, 18 estão em transbordamento e 26 decretaram estado de emergência.
*com informações do Portal Norte de Notícias.
Veja reportagem do SBT Brasil: