Distrito Federal se destaca como um dos maiores produtores de morango do Brasil
As áreas de plantio de morango cresceram, e a expectativa é que os agricultores colham até sete mil toneladas da fruta este ano
Soane Guerreiro
O Distrito Federal está se tornando uma referência na produção de morangos no Brasil. Em mercados e feiras, as frutas chamam atenção pelo brilho e pela qualidade. Colhidos e preparados para distribuição no mesmo dia, esses cuidados refletem um processo criterioso que começa desde o plantio.
Lindomar Gonçalves da Silva, agricultor em Brazlândia, a 50 km de Brasília, destaca o zelo na produção familiar: "O agricultor familiar tem um carinho a mais com a fruta, para entregar uma qualidade melhor ao consumidor final", afirma Lindomar. "Se apertar demais, a fruta estraga, não aguenta a viagem até o mercado", completa.
Na propriedade de Lindomar, os morangos são cultivados quase o ano todo, protegidos do sol e da chuva para garantir a qualidade. Ele faz parte dos mais de 500 produtores de Brazlândia que, assim como ele, atuam de forma familiar, utilizando principalmente o trabalho manual, tanto no plantio quanto na colheita.
Durante a colheita, já é feita a seleção dos morangos. Os menos perfeitos são congelados para venda, enquanto os demais são comercializados in natura. A propriedade de Lindomar produz cerca de 500 caixas, cada uma contendo quatro bandejas de morango, por semana. Além disso, são vendidos cerca de 200 kg de morango congelado a cada 15 dias.
Em 2023, o Distrito Federal produziu mais de 6.500 toneladas de morango, e a expectativa para este ano é alcançar sete mil toneladas. Segundo Claudinei Vieira, engenheiro agrônomo da Emater, o clima e a altitude de Brazlândia favorecem o cultivo: "A maioria das variedades de morango se adapta melhor nas regiões mais frias. São Paulo e Minas são os destaques, mas o DF está se consolidando como uma grande força na produção de morango", explica Claudinei.