Produtor cumpre normas ambientais, mas precisa se comunicar melhor, avalia especialista
Helen Estima Lazzari destacou a iniciativa do Plano Safra 2023/2024 dar desconto no crédito
Raissa Lomonte
A sustentabilidade na produção é cada vez mais cobrada pelos principais países compradores do Brasil. Nesse contexto, o mercado de carbono ganhou evidência, como lembra a gerente de Projetos e Sustentabilidade da SIA, Serviço de Inteligência em Agronegócios, Helen Estima Lazzari. "Um movimento muito importante que aconteceu a nível de Brasil foi o Plano Safra 2023/2024, que evidenciou que o produtor que implementar práticas sustentáves vai ter um desconto para usar o crédito. Então, o que estamos falando: ao implementar essas práticas haverá um desconto. Mesmo que esse mercado de crédito de carbono não esteja regulamentado, o produtor começa a ver como a sustentabilidade vai influenciar na monetização".
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Para a especialista , o país é um exemplo na produção sustentável, mas falha na comunicação, porque ainda não consegue mostrar isso ao mundo. "A gente não comunica a forma de se produzir. Nosso código florestal é super robusto e complexo. Nós preservamos conforme os biomas", avaliou. Uma alternativa, segundo ela, é levar a narrativa da preservação para todos os produtos, como ocorreu por exemplo a carne, que passou a ter selos verdes e rastreabilidade. "A cadeia produtiva toda tem que se preocupar com isso. O produtor precisa focar em produzir bem, com os recursos disponíveis. O reconhecimento do mercado da sustentabilidade vem como consequencia", aconselhou.
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