Surto no Hospital Santa Rita chega a 90 casos suspeitos; 14 seguem internados no ES
Sesa investiga origem de contaminação misteriosa e analisa mais de 300 agentes possíveis; hospitalizações se espalham por seis municípios

SBT News
com informações da TV Sim
O número de casos suspeitos da contaminação de origem ainda desconhecida no Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória, subiu para 90. A atualização consta no boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (30) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
+SBT Notícias: Polícia investiga surto de infecção que atingiu funcionários de hospital no ES
Entre os casos suspeitos estão 70 trabalhadores do hospital, 13 acompanhantes e 7 pacientes internados na unidade. Todos permanecem classificados como suspeitos, já que o agente causador da infecção ainda não foi identificado.
Do total de pacientes, 14 seguem hospitalizados, dois em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 12 em enfermarias. Entre eles estão nove funcionários do Santa Rita, três pacientes e dois acompanhantes.
As internações foram registradas em seis municípios capixabas: Vitória, Serra, Cariacica, Colatina, Guarapari e Linhares. A capital concentra o maior número de hospitalizações (5), seguida da Serra (4).
+Sobe para 59 o número de casos confirmados de intoxicação por metanol; suspeitos chegam a 44
De acordo com a Sesa, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/ES) e a Fiocruz analisam mais de 300 possíveis agentes — entre bactérias, fungos e outros microrganismos — que podem ter provocado o surto misterioso entre trabalhadores do hospital.
Relembre o caso
Um dos três centros cirúrgicos do Hospital Santa Rita, em Vitória, foi fechado após casos de contaminação registrados no local. Os primeiros sintomas surgiram no dia 13 de outubro, inicialmente tratados como uma virose ou quadro gripal.
No dia 17, profissionais começaram a relatar dores no peito, e dois dias depois os casos foram comparados, revelando um surto atípico. A área onde os primeiros registros ocorreram foi desocupada para análise.









