Após forte chuva, SP tem 50 árvores caídas sobre fiação elétrica
Moradores relataram falta de energia elétrica; prefeitura informou que não há previsão de atuação da Enel
Camila Stucaluc
Cerca de 50 árvores continuam caídas sobre a fiação elétrica de São Paulo. O incidente ocorreu na tarde de segunda-feira (8), quando a cidade foi atingida por um forte temporal. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), as rajadas de vento chegaram a 76 km/h, o que provocou a queda das árvores.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Com isso, alguns moradores ficaram sem luz na capital. Em nota, a prefeitura informou que não há previsão de atuação da Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia, para a retirada das árvores. "Sem o desligamento da energia elétrica por parte da concessionária, fica impossibilitado o trabalho das equipes da prefeitura", disse.
A Enel, por sua vez, afirmou que reforçou as equipes para atender todas as ocorrências e que trabalha para normalizar o fornecimento de energia o mais brevemente possível aos clientes afetados.
O incidente ocorre dois meses após um temporal deixar mais de 2 milhões de pessoas sem luz em São Paulo, sendo alguns por mais de cinco dias. A Enel foi duramente criticada pelos consumidores, bem como pela prefeitura, que pediu o cancelamento do contrato de concessão da energia elétrica da capital paulista com a concessionária.
+ Incêndio de grandes proporções atinge galpão em Embu das Artes, na Grande SP
A Justiça também aprovou uma ação da prefeitura obrigando a Enel a apresentar um plano de contingência e um cronograma preventivo para o período de chuvas. Além disso, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi aberta na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para apurar o atendimento da Enel -- apontado como irregular.