Publicidade
Turismo

Budapeste encantadora: descobrindo as maravilhas da capital Húngara

A segunda parte desta viagem cheia de curiosidades e pontos turísticos impressionantes

Imagem da noticia Budapeste encantadora: descobrindo as maravilhas da capital Húngara
Publicidade

Você já conferiu o primeiro vídeo sobre esta viagem para Budapeste? Hoje, estou dando continuidade a esta viagem encantadora. Aproveite para conhecer ainda mais os segredos desta Capital Europeia que possui comida com muita fartura por tradição e uma noite muito agitada para jovens.

Vamos começar então nosso passeio de uma forma relaxante. Que tal sabermos mais sobre as termas mais famosas da Hungria?

TERMAS SZÉNCHENYI SPA

Os banhos termais de Budapeste são mundialmente famosos, sendo que muitas das suas termas possuem mais de um século de existência. São alimentados por fontes termais naturais com propriedades medicinais e curativas. As águas mantêm-se quentes constantemente, mesmo ao longo do inverno rígido, tornando-as uma atração turística possível de se visitar e usufruir durante o ano inteiro.

O banho da terma de Széchenyi, uma das mais famosas, foi construído no início do século 20 nos estilos arquitetônicos Neo-Baroque e Neo-Renascentista.

É interessante relembrarmos que as Termas de Budapeste foram danificados durante a Segunda Guerra Mundial e que a primeira construção dos banhos Széchenyi custou aproximadamente 3.900.000 Coroas de Ouro - a moeda húngara da época.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Falando das propriedades terapêuticas, a terma Medicinal de Széchenyi é considerada o maior banho medicinal da Europa. Sua água é abastecida por duas fontes termais e a temperatura poderá rondas os seus 74°C e 77°C. Os componentes da água termal incluem sulfato, cálcio, magnésio, bicarbonato e uma quantidade significativa de ácido metabórico e flúor.

E então? Ficou animado para estes mergulhos?

PARLAMENTO DE BUDAPESTE

O Parlamento de Budapeste foi construído dentre 1884 e 1902 sendo a maior obra da época. É o terceiro maior Parlamento do mundo depois do da Romênia e da Argentina. Actualmente detém o título de maior edifício da Hungria e o de segundo maior parlamento na Europa. Esta enorme contracto, demonstra também, ogrande poder económico da Hungria no início do século.

Consegue imaginar que este ponto turístico possui 268 metros de comprimento e 118 metros de largura? O edifício está sobre uma superfície de 18 000 metros quadrados, tem aproximadamente 700 salas e 27 entradas. Em seus 2 lados simétricos avista-se a Câmara Alta e a Câmara Baixa.

Dentro do edifício você poderá conferir uma sala central com uma cúpula, onde guardam a coroa do primeiro rei húngaro, do Santo Estêvão.

SAPATOS À MARGEM DO RIO DANUBIO

Saindo do Parlamento e continuando às margens do rio Danúbio, poderá encontrar um realista e emocionante monumento que homenageia os judeus húngaros mortos por membros da milícia da Cruz de Ferro. Durante o inverno de 1944 e 1945, estes membros, de caráter fascista, antissemita e nacional-socialista, enfileirava judeus às margens no Rio Danúbio e os fuzilava. Era um partido que possui os mesmo pensamentos e ideias do partido nazista de Hitler.

Encontram-se diversos sapatos de vários tipos e tamanhos feitos em ferro fundido. Estes, simboliza a triste e deprimente época na qual adultos e crianças tinham que tirar os calçados antes de serem mortos à tiros e lançados ao rio em sequência.

Este monumento foi criado em 2005, após a idealização do premiado cineasta Can Togay. Vale lembrar que quem os projetou foi o escultor Gyula Pauer, como forma de relembrar atrocidades do Holocausto.

CAFÉ NEW YORK PALACE

O New York Café antigamente era considerado como um ponto de encontro da elite húngara e frequentado por muitos artistas, pensadores e intelectuais daquela época. É considerado um dos mais antigos cafés da época desde 2011 tido como um dos mais belos do mundo. Diz a lenda que o escritor húngaro Ferenc Molnár, no dia da inauguração, lançou as chaves da porta de entrada do café no Danúbio. Acreditava, desta forma, que o café nunca seria fechado. Não era apenas “mais um café”, era simplesmente o café mais lindo do mundo.

Possui uma decoração extremamente suntuosa e típica de um palácio real. Para sentir-se engrandecido com a experiência, porque enquanto estiver saboreando as delícias de um cardápio muito variado, terá também apresentações de música clássica, fazendo com que o local fique ainda mais encantador e romântico.

Uma curiosidade é que este café foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial, assim como a maioria dos estabelecimentos da época, e somente em 2006iniciou-se o processo de restaurado sendo reaberto em novembro de 2017.

Vamos ficando por aqui nesta ultima parte da viagem. Convido à todos para assistirem o video e ficarem ainda mais por dentro desta cidade incrível. Nos vemos no próximo programa De Malas Prontas.

Publicidade

Assuntos relacionados

Turismo
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade