Primeira luminária 5G do mundo é inaugurada em Curitiba
Equipamento faz parte do programa Conecta 5G, que atenderá 13 cidades em vários estados

SBT News
Foi inaugurada nesta 4ª feira (22.jun), em Curitiba, a primeira luminária inteligente com antena 5G integrada do mundo. O equipamento, que possui também câmeras de videomonitoramento, reconhecimento facial, sistema Wi-Fi, sensores de ruído e gestão de serviços nos semáforos, foi instalada ao lado da prefeitura, no centro da capital paranaense.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ele faz parte do programa Conecta 5G, cuja primeira fase, iniciada com a inauguração da luminária nesta 4ª, prevê a realização de testes do 5G -- durante 36 meses -- nas faixas de frequência que não entraram no leilão da tecnologia feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em novembro do ano passado.
O Conecta 5G é apoiado pelo Ministério das Comunicações (MC) e pela Anatel. Ele levará luminárias como a de Curitiba para Maceió (AL), Juiz de Fora (MG), Ceará-Mirim (RN), Petrolina (PE), Araguaína (TO), Jaraguá do Sul (SC), Picos (PI), Sorocaba (SP), Paraipaba (CE), Pato Branco (PR), Foz do Iguaçu (PR), Parauapebas (PA) e Canaã dos Carajás (PA).
O evento de inauguração da luminária na capital paranaense contou com a presença do ministro das Comunicações, Fábio Faria, do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), e do prefeito da cidade, Rafael Greca (União). Quando os equipamentos estiverem espalhados pelo país, graças às antenas integradas, a população terá acesso a um sinal de internet com conexões 100 vezes mais rápidas que o 4G e comunicações sem atrasos.
O sinal de Wi-Fi, em 5G, é espalhado por 500 metros. Segundo Fábio Faria, "Curitiba pode comemorar porque está recebendo a primeira luminária inteligente 5G do mundo, e a cidade deve receber o 5G em agosto". Ratinho Júnior, por sua vez, disse que a tecnologia mais avançada da rede móvel de telefonia "é uma grande transformação para a sociedade".
Veja também: